Sociologia, perguntado por jmyg, 1 ano atrás

onde e porque surgiu o proletário

Soluções para a tarefa

Respondido por vlogeraumavez0708
2

O proletariado surgiu na Europa no século XVIII, Karl Marx foi quem criou a conceito de proletariado que era considerado a classe baixa. Foi num momento em que a burguesia encontrava-se ameaçadas pelas forças da nobreza e o clero, para que restaura-se o absolutismo e excluir a burguesia do poder político. Que iniciou na França e logo se arrastou para outro países da europeus.

A partir de 1848, que o proletariado se inicia, formando-se dentro das sociedades industrializadas, quando a Revolução Industrial, implantara o confinamento de operários nas fábricas.

O proletariado era a classe oposto da burguesia. A burguesia eram todos os grupos ou indivíduos que tinham poder ou possuidores de capital, ou seja, os comerciantes, industriais, banqueiros, os que possuem riquezas e proprietários de terras, em quanto a classe do proletariado, era a classe de operários, os trabalhadores e que não possuíam nenhuma propriedade. E o Estado considerava essas pessoas só para gerar filhos, que era pra fazer parte dos exércitos do império.

Karl Marx via no proletariado todo potencial revolucionário, pois era o que produzia todos bens econômico para sociedade, e sendo explorada pela burguesia sem receber o que era justo.

Incomodadas por essas injustiças os operários criaram uma organização que lutava a formação da consciência e pelo direito igual do proletariado. Em 1864, foi fundada em Londres a Associação Internacional dos Trabalhadores (AIT), que estimulou a realização de congresso em diversos países.

Um exemplo atual do proletariado é o Bolsa Família que apresentam um benefício do governo e recebem por cada filho que a pessoa tem. Já são mais de 13,9 milhões de famílias atendida pelo Bolsa Família,no Brasil

Perguntas interessantes