onde e como somos educados para a vivência social responsável?
Soluções para a tarefa
Quando um ser humano se divaga a respeito do certo e errado e necessariamente passa pelo campo da moral e da ética. Sendo a ética até superior a moral, pois ética é a consciência universal sobre o que é melhor para a humanidade, já a moral é um conjunto de regras de um determinado grupo, religião, classe, etinia, etc. Moral é aquilo que um determinado grupo acha certo ou errado e para outro esses conceitos podem mudar, só verificar o nazismo e comparar com a nossa sociedade atual, acho que é imoral e éticamente incorreto nos dias de hoje matar judeus, mas naquela épora era moralmente correto e éticamente inaceitável matar judeus. A moral muda, mas a ética não.
Se pensarmos no comportamento moral então falamos somente do comportamento aceito como natural para um específico grupo. Para que esse grupo se diferencie dos demais é necessário um ambiente social onde esse indivíduo entrará em contato com as regras desse mundo específico e para isso é necessária a vivência social já que sem contato com este mundo não há como depreender novas regras e viver novas experiências.
Em casa e na escola, através da infusão dos valores da responsabilidade social aos jovens e crianças, embasados na ética e na moral. Em casa a responsabilidade é ônus dos pais, e na escola é ônus dos professores