Omar podia morrer: ele conquistara um império que ia da Armênia à Líbia. O resto da África do Norte não demoraria a cair. Estava terminada a segunda onda da conquista árabe. O Império do Oriente sobreviveu, mas perdeu três quartos dos países que controlava. A cristandade, de um só golpe, é reduzida nas mesmas proporções. O que nem Roma nem Constantinopla avaliam exatamente é que os vínculos entre as duas metades do Império estão se desfazendo. Haverá uma terceira onda: ela levará os discípulos de Maomé até os muros de Viena e para além dos Pirineus.
SUFFERT, Georges. Tu és Pedro. Editora Objetiva, 2001.
A Idade Média marca a redefinição de importantes relações sociais, a partir da reestruturação do ambiente político da Europa, relativos ao declínio do Império Romano, ao surgimento do islamismo e da influência da Igreja Católica.
Tendo estas questões de fundo histórico por base, analise as opções que se seguem e assinale a correta:
Alternativas:
a)
Os estudos mais recentes no âmbito da historiografia permitem avaliar e validar as concepções clássicas a respeito do desenvolvimento das civilizações ocidentais na Idade Média, marcadas por uma profunda decadência dos espaços urbanos e desenvolvimento da ruralidade feudal.
b)
Um dos fatores para a destruição do Império Romano do Oriente, no Século V, foi a ameaça premente das invasões bárbaras, que reconfiguraram o território político do Império a partir da formação de reinos menores, com destaque para o reino dos francos.
c)
O avanço do islamismo sobre parcela importante do mundo mediterrâneo (nas costas africanas) desencadeou a formação de novos eixos comerciais ao longo da Idade Média, em direção aos reinos e povos nórdicos.
d)
Sob o reinado de Luís, o Piedoso, redefiniram-se as relações políticas do Império Caro
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Resposta:
Explicação:
Perguntas interessantes
Matemática,
6 meses atrás
Inglês,
6 meses atrás
Ed. Técnica,
6 meses atrás
História,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Inglês,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás