Administração, perguntado por mariihmendes, 1 ano atrás

Olá prezado aluno(a)! Tudo bem? Sou o professor Renato Silva. Sou Economista e Mestre em Economia pela Universidade Estadual de Londrina. Tenho o prazer de estar conversando com você neste fórum da disciplina de Análise de Investimentos e Fontes de Financiamento.

Neste fórum, vamos conversar sobre o custo do capital em projetos de investimentos.

Bom, independentemente do tamanho, porte e atividade operacional, uma empresa pode ser avaliada como tomadora de duas grandes decisões: decisão de financiamento (captação de recursos) e decisão de investimento (aplicação de recursos). A decisão de investir envolve o processo de identificar, avaliar e selecionar alternativas de aplicações de recursos. A decisão de financiamento envolve a definição da origem dos fundos a serem aplicados nas decisões de investimento.

No processo de elaboração de novos projetos e empreendimentos, essas duas áreas decisórias (Financiamento e Investimento) devem ser apresentadas de maneira integradas entre si. Enquanto as decisões de financiamento descrevem as taxas de retorno exigidas pelos detentores de capital, as oportunidades de investimento centram suas preocupações nos retornos esperados. É fundamental ao gestor tomar as melhores decisões de investimento e financiamento e para isso deve considerar o custo do capital.

Nesse contexto, vamos debater neste fórum os seguintes questionamentos:

- Como o custo do capital afeta as decisões de investimento e financiamento das empresas?

- Qual a relação entre a taxa de retorno esperada e o custo do capital?

- Como a TIR (Taxa Interna de Retorno) pode ser utilizada no processo de decisão de investimento?

Vamos lá, sua participação é muito importante!

Soluções para a tarefa

Respondido por polianafferreira
7
  1. Considerando que o custo do capital é a taxa de juros que as empresas utilizam para se calcular (descontando ou compondo) o valor do dinheiro no tempo, ele afeta as decisões de investimento e financiamento conforme os valores que empresa espera obter em um financiamento ou de acordo com o que ela pretende pagar para conseguir um financiamento.
  2. Se estima a taxa de retorno de acordo com o que foi investido, o que é analisado previamente no custo do capital. Sem falar que a taxa interna de retorno está também diretamente ligada aos cálculos do custo do capital.
  3. Conhecida também como taxa interna de rentabilidade, a TIR pode ser utilizada no processo de decisão de investimento para se analisar a taxa de retorno de determinado projeto.

Bons estudos!

Perguntas interessantes