Olá, pessoal, bom alguém pode me explicar a relação do livro "o processo" de franz kafka ao sistema jurídico brasileiro.
Soluções para a tarefa
Resposta:
o trabalho procura refletir sobre noções ou categorias sócio-políticas e jurídicas, como liberdade, justiça, Direito e Estado, sem fazer uso sistemático da metafísica, ou seja, procurou-se destacar argumentos que dimensionassem outras experiências concretas.
Na obra O Processo, de Franz Kafka, avultam as figuras do Estado e as imbricações do sistema jurídico, além do espaço pré-determinado da subjetividade em um mundo em transformação, onde o recrudescimento dos direitos e garantias perde espaço para os elementos de policiamento estatal.
Em Kafka, há uma “ordem da desordem”, um mundo que se estilhaça e põe em discussão da razão do Estado e a não razão do Direito, uma concepção que subsidia, de forma totalitária, interpretações absurdas e distorcidas da lei. Não se criam espaços para que sejam questionadas as leis aplicadas/aplicáveis, tampouco a legitimação das autoridades em suas várias estratificações. A ordem jurídica é cúmplice da intervenção estatal opressora, na medida em que legitima sua atuação pela perseguição, por um desvario circular que não cessa e que, em razão disso, não permite a revisão do sistema de justiça.