Olá. Estou fazendo um questionário de 35 perguntas como uma "tarefa" por conta dessa quarentena. Algumas questões estão simplesmente IMPOSSÍVEIS de serem feitas, portanto, espero que vocês possam me ajudar, segue cada uma delas:
1 - A ciência foi importante na primeira guerra mundial? Por quê? Cite exemplos e dê a sua opinião.
2 - Relacione a Gripe Espanhola com a Primeira República, Primeira Guerra Mundial e Revolta da Vacina
3 - Hoje o Brasil é uma república federativa, isso dá aos estados autonomia. Os estados brasileiros são totalmente autônomos em relação ao governo federal?
4 - Qual a diferença entre o pensamento dos povos de Canudos com os MILITARES e CAFEICULTORES?
5 - Por quê a Assembléia Constituinte, eleita no governo de Deodoro, além de ter o papel de escrever a Constituição também teve o papel de COLÉGIO ELEITORAL?
6 - Por que Floriano Peixoto não poderia assumir o cargo de presidente sendo que ele era vice de Deodoro da Fonseca?
Essas são as perguntas. Eu agradeço imensamente aos que responderem. Obrigado!
Soluções para a tarefa
Resposta:1-
século XX traz consigo o fardo das guerras. Mas, de 1914 a 1945, em exatamente trinta e um anos, a humanidade presenciou também a maior revolução científica jamais vista. O homem fez, nesse período, o que não havia feito em dezenove séculos. Ao mesmo tempo em que causaram uma enorme destruição no mundo, as duas grandes guerras trouxeram consigo o avanço científico e tecnológico.
A destruição causada pela guerra acompanha a trajetória da humanidade, como explica o físico Rogério C. T. da Costa, do Instituto de Física da USP/São Carlos: "a ligação entre as atividades bélicas e a ciência, ou mais exatamente com a tecnologia dela derivada, é muito antiga. Já na mais remota antigüidade as propriedades elásticas dos materiais e a estabilização de projéteis foram largamente empregadas na construção de arcos e flechas e posteriormente na fabricação de máquinas de guerra, capazes de arremessar pedras a distâncias consideráveis". "A história é pródiga em exemplos de utilização perversa de resultados científicos obtidos com a mais cândida das intenções", completa o físico Carlos Alberto dos Santos, do Instituto de Física da UFRGS/RS.
2-conflito se estabeleceu entre, por um lado, o poder público (Governo Federal) aliado a cientistas brasileiros e mundiais
3-Eles possuem personalidade jurídica de direito público interno[3] sendo autônomos entre si, ainda que não soberanos.
4- os canudos lutavam para uma vida melhor sem corrupção os militares queriam acabar com tudo tendo o poder político acima de tudo
5-. Essa administração esteve inserida dentro da fase de transição e, por conta disso, as transformações que o país enfrentou foram intensas, assim como as tensões inerentes a elas. Esse comando ficou fortemente marcado por uma grande crise política e econômica.
6- Foi um participante ativo da Proclamação da República, recusando-se a comandar a resistência imperial ao golpe de Estado republicano. Ascendendo ao posto mais alto do Exército Brasileiro em 1890, tornou-se Ministro da Guerra no mesmo ano. Eleito vice-presidente em fevereiro de 1891, torna-se presidente do Brasil em novembro do mesmo ano, face à renúncia do então presidente Deodoro da Fonseca, em meio a uma grave crise política.[2]
*desculpe a 1 ser muito grande*