Saúde, perguntado por joaovitorcaminoyjedx, 1 ano atrás

Olá, boa tarde a todos

Preciso de um resumo sobre a desigualdade na saúde do Brasil, o mais rápido possível, valendo 45 pts!!!

Soluções para a tarefa

Respondido por YasminMorgana
0

Saúde no Brasil: Um princípio de igualdade ou desigualdade?

A saúde no Brasil por muito tempo foi negligenciada, a princípio os motivos para os investimentos na mesma foram por conta do bem-estar da família real, e mais a frente devido a economia que fora prejudicada, pois muitos países recusavam-se a negociar com o Brasil devido o risco de disseminação de doenças. Durante a história houve vários fatores que levaram ao estabelecimento de um Sistema Único de Saúde, o SUS. Entre eles, temos as manifestações no fim da Ditadura Militar que objetivavam a universalidade e igualdade em saúde. Seria possível, que a saúde fosse prestada de forma igualitária para todos? O que pode ser feito para acabar com a desigualdade no campo da saúde?

A igualdade em saúde é um dos princípios doutrinários do SUS, onde é garantido por lei a equidade, a prestação de serviços de forma igualitária livre de discriminações ou qualquer outro fator que possa trazer a desigualdade. Os outros dois princípios doutrinários do SUS são a universalidade, ou seja, todos tem direito ao acesso à saúde e por último temos a integralidade, onde todos devem ter acesso a saúde em todos os níveis de complexidade, ou seja, desde a prevenção e tratamento a recuperação da pessoa em saúde. Na própria Constituição é garantido ao indivíduo o direito à saúde, mas, o que fazermos quando estes direitos nos são negados e tudo que vemos na realidade é o oposto?

Se observarmos nos jornais e programas televisivos, quando o foco é saúde vemos a incompetência e negligência do Estado para com a sociedade. E porque não, nos hospitais, se o virmos de perto ou mesmo de longe, veremos a falência do SUS, veremos a desigualdade nitidamente expressa no atendimento que muitas vezes não ocorre, vemos a falta de materiais e de profissionais de saúde para a população. Todos estes fatores que ferem a lei, que ferem a população, são vistos a cada dia que se passa, enquanto os gestores do Estado que deveriam trabalhar para o povo, possuem médicos particulares e suas famílias utilizam de serviços da mais alta qualidade, pois, os próprios sabem que o SUS já não é um sistema eficaz e a população não é nem de longe sua prioridade.

O SUS é um direito que nos foi conquistado, e ao contrário do que muitos dizem sobre o mesmo, ele é uma dádiva para nós, uma conquista obtida por meio de manifestações, lutas e conferências. A forma como o dirigem, essa sim, é irresponsável e ineficaz. A desigualdade em saúde, na verdade, é uma das coisas que mais vemos na atualidade, entretanto, a igualdade não é um sonho inalcançável, temos que conscientizarmos, temos que buscar o conhecimento de nossa história e de medidas para contrapormos esta realidade que nos afeta. Temos que saber que a saúde é um direito garantido por lei, que a igualdade, a universalidade, a integralidade e a eficácia no atendimento são direitos de todos e que deve ser reivindicado ao Estado. Pois, se o que o Estado nos oferece é algo diferente daquilo que é seu dever, isso se constitui em um crime de responsabilidade contra à sociedade e devem ser tomadas as medidas cabíveis para solucionar este problema em saúde. Como dizia Abraham Lincoln “Pecar pelo silêncio quando se devia protestar transforma homens em covardes” e se queremos e temos direito a algo, temos que protestar, temos que reivindicar, ou se não, sempre seremos negligenciados e a desigualdade em saúde apenas se acentuará mais.

Perguntas interessantes