Olá acadêmico(a)!
Seja bem-vindo a disciplina de “Química Orgânica Aplicada à Farmácia”. Nesta disciplina você conhecerá os conceitos fundamentais da Química Orgânica e sua aplicação nas Ciências Farmacêuticas.
Para compreendermos melhor os conceitos de Química Orgânica, você deverá buscar um artigo científico através dos portais: SciELO, Google Acadêmico e EBSCO (Biblioteca Virtual) que envolva a temática – “estrutura química de medicamentos” e/ou “princípios ativos de medicamentos”. No artigo, a estrutura molecular de pelo menos um composto orgânico deverá estar representado. Você deverá realizar a leitura do artigo e em seguida:
1. Indicar o título, a revista científica, mecanismo de busca do artigo, Link para acesso ao texto original e data de acesso, conforme exemplo a seguir.
2. Fazer uma breve descrição do assunto abordado pelo artigo (entre 5 e 10 linhas).
3. Escolher uma molécula orgânica apresentada no artigo, indicar onde a estrutura se encontra no texto, conforme exemplo.
4. Fazer a classificação da cadeia orgânica (conforme exemplo).
5. Indicar os grupos funcionais presentes na molécula (conforme exemplo).
Exemplo:
“Uma abordagem diferenciada para o ensino de funções orgânicas da temática medicamento”. (Química Nova na Escola – Google Acadêmico). Disponível em: . Acesso em: 11 mai. 2020.
O artigo aborda... (descrever brevemente o conteúdo do artigo – escrever entre 5 e 10 linhas).
Entre as moléculas apresentadas no Quadro 01, pg. 24, temos a estrutura do paracetamol, que é uma molécula de cadeia mista, ramificada, insaturada e heterogênea. A molécula apresenta anel aromático, um grupamento da função álcool e um grupamento da função amida.
Observação: para que sua atividade seja considerada, todos os requisitos devem ser apresentados.
Bons estudos!
Soluções para a tarefa
1. Para este exercício da disciplina “Química Orgânica Aplicada à Farmácia” eu escolhi o artigo “A Educação Química e o Problema da Automedicação: Relato de Sala de Aula”. (Química Nova na Escola – Google Acadêmico). Disponível em: <www. qnesc. sbq. org. br/online/qnesc35_2/05-RSA-93-11.pdf>. Acesso em: 04 jun. 2020.
2. O artigo aborda a questão da automedicação entre adolescentes de uma escola pública, estudantes do 2° ano do Ensino Médio. Na metodologia do artigo, foram desenvolvidas cinco aulas de 50 minutos cada, iniciando com a leitura de um texto sobre automedicação e questões propostas, debate, vídeos, pesquisa na comunidade, interpretação de bulas, aspectos introdutórios da química orgânica, trabalho em grupo para a construção de modelos das moléculas e avaliação por meio da produção de um texto. Os autores enfatizaram o envolvimento dos alunos, com as ações e respostas nas atividades propostas, contribuindo assim para a construção do conhecimento.
3. Na Figura 2, p. 97 encontram-se as fotos das caixas de cinco medicamentos amplamente utilizados e as respectivas fórmulas estruturais dos princípios ativos. A molécula orgânica que escolhi para analisar foi a da aspirina.
4. A primeira molécula apresentada na Figura 2 refere-se ao princípio ativo da aspirina. Trata-se de uma molécula de cadeia mista, normal, insaturada, heterogênea e aromática.
5. Apresenta os grupos funcionais da função ácido carboxílico (-COOH) e também da função éster (R-COOR’).
Espero ter ajudado!