Oi gente vocês podem me ajudar com essa questão ?
• A cadeia de transporte de elétrons, junto com a quimiosmose, constitui uma etapa da respiração celular
denominada de fosforilação oxidativa. Essa etapa é responsável por produzir quantos ATP?
Soluções para a tarefa
Resposta:
ok
Explicação:
A fosforilação oxidativa é um processo em que a energia obtida por meio da degradação das moléculas provenientes dos alimentos, como a glicose, é convertida em ligações nas moléculas de adenosina trifosfato (ATP). Trata-se da etapa final da respiração celular – um processo de obtenção de energia realizado por alguns organismos na presença de oxigênio (processo aeróbio) – e onde ocorre a maior produção de ATP na maioria das células.
Veja também: Fotossíntese: transformação da energia luminosa em energia química
O que é a fosforilação oxidativa?
A fosforilação oxidativa é uma das vias metabólicas da respiração celular. Nessa etapa, que ocorre na membrana interna das mitocôndrias de células eucarióticas e na membrana plasmática de células procarióticas, há a maior produção de ATP a partir de moléculas de adenosina difosfato (ADP). Ela envolve dois processos, o transporte de oxigênio e a quimiosmose.
A fosforilação oxidativa acontece por meio de dois processos, o transporte de elétrons e a quimiosmose.
A fosforilação oxidativa acontece por meio de dois processos, o transporte de elétrons e a quimiosmose.
Processos da fosforilação oxidativa
Transporte de elétrons
Nessa etapa, as moléculas carreadoras de elétrons NADH (nicotinamida adenina dinucleotídeo reduzido) e FADH2 (flavina adenina nucleotídeo reduzido) transferem seus elétrons, provenientes do processo de degradação da glicose nas etapas anteriores da respiração celular, para a cadeia transportadora de elétrons.
A cadeia transportadora de elétrons é constituída por moléculas carreadoras de elétrons enfileiradas na membrana interna da mitocôndria (em eucariontes) e da membrana plasmática (em procariontes). As moléculas de NADH transferem seus elétrons para a primeira molécula, uma flavoproteína denominada flavina mononucleotídeo.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)