Biologia, perguntado por naras337, 9 meses atrás

Ocorre pleiotropia quando: *

20 pontos

O alelo de um gene se sobrepõe a outro alelo de outro gene.

Três alelos diferentes de um mesmo gene apresentam padrões de dominância de uma mesma característica.

Um gene possui dois alelos com relações de dominância e recessividade entre eles.

Um único gene comanda a expressão gênica de duas ou mais características.

Nenhuma das opções.

Soluções para a tarefa

Respondido por samanthafiorisilva
3

Resposta:

Dominância e recessividade são dois conceitos importantes quando falamos em expressão de uma característica. Compreenderemos a seguir o que é a dominância e o que é a recessividade, e descobriremos como interpretar e resolver exercícios que abordam esse tema.

Atenção: Para compreender o tema, é fundamental conhecer alguns conceitos básicos de genética. Você pode conhecer alguns desses termos lendo o texto: Conceitos básicos em genética.

O que são alelos?

Antes de compreendermos o que é dominância e recessividade, devemos entender o que são alelos. Sabemos que o gene é uma sequência específica de nucleotídeos no DNA que determina um caráter hereditário. Os genes que determinam uma mesma característica estão situados em um mesmo lugar (locus) em cromossomos homólogos. Os alelos seriam então formas alternativas de um gene que ocupa o mesmo lócus em cromossomos homólogos.

Para entendermos melhor, podemos pensar na cor das flores das ervilhas estudadas por Gregor Mendel. Ele percebeu que existiam flores da cor púrpura e flores brancas. Existe, portanto, o gene que determina a cor das flores, e há duas versões (a que determina a cor púrpura e a que determina a cor branca) para esse gene, que são os alelos.

Para cada característica, um organismo herda dois alelos de um gene, um proveniente da mãe e outro do pai. Em um indivíduo, os alelos de determinado lócus em cromossomos homólogos podem ser idênticos ou diferentes.

O gene é uma porção de DNA responsável pelas características hereditárias. As formas alternativas dos genes são os alelos, que podem ser dominantes ou recessivos.

O gene é uma porção de DNA responsável pelas características hereditárias. As formas alternativas dos genes são os alelos, que podem ser dominantes ou recessivos.

Leia também: Genótipo e fenótipo: dois conceitos da genética que estão interligados

O que é dominância?

Dizemos que um alelo é dominante quando ele consegue determinar um fenótipo, mesmo que ocorra em dose simples. Isso significa que o alelo dominante irá expressar-se tanto em homozigose quanto em heterozigose.

Alelo dominante é expresso no fenótipo, mesmo em dose simples.

Para entender melhor essa questão, lembremos de uma das características estudadas por Mendel em seu trabalho com ervilhas. Ele observou que existiam plantas que geravam sementes amarelas e as que geravam sementes verdes. Após realizar vários cruzamentos, Mendel chegou à conclusão de que a característica amarela era dominante, enquanto a verde era recessiva.

Explicação:

Respondido por elianebispo1234capel
1

Resposta:

Acontece quando um único gene controla diversas características do fenótipo que muitas vezes não estão relacionadas. É um caso de herença autossômica, ou seja, os genes que vão ser passados para os descendentes se encontram nos cromossomos autossômicos. Um exemplo clássico de pleiotropia é a fenilcetonúria.

Perguntas interessantes