Ocasionalmente, durante suas atividades diárias você entra em contato com uma colônia de bactérias que se estabelece na sua pele. Você não tem lesões na área e sua pele está em boas condições. Contudo, esses micróbios conseguem penetrar nos tecidos e chegar no sangue. A situação acima, ilustra a pele humana. A pele é o maior órgão do nosso corpo, reveste e assegura grande parte das relações entre o meio interno e o externo. Além disso atua na defesa e colabora com outros órgãos para o bom funcionamento do organismo, como no controle da temperatura corporal e na elaboração de metabólitos. Assim, partindo da situação, proceda ao que se pede: a) descreva as barreiras epiteliais bem como as demais que o microorganismo passou até chegar ao sangue. B) nomeie a célula epidérmica responsável pela sinalização de microorganismo.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
a) As barreiras epiteliais que um microrganismo precisa passar até chegar no sangue são do tipo mecânicas anatômicas e são constituintes do sistema imune inato.
A imunidade inata é o conjunto de formas de imunidade que o indivíduo nasce com elas, ou seja, são as formas de imunidade que o indivíduo não precisa adquirir. Esse tipo de imunidade responde de maneira imediata a invasões estranhas ao organismo.
b) As células epidérmicas que possuem a finalidade de sinalizar a presença de microrganismos são denominadas de células fagocitárias.
Bons estudos!
Perguntas interessantes
Biologia,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás