Observe o trecho a seguir: "América Latina havia sido terra de imigrantes; agora há correntes latino-americanas que se dirigem ao hemisfério norte-industrial".
a) Qual o motivo desta migração?
b) A migração clandestina é um problema para os países de destino dos imigrantes? Justifique. c) Como a migração, seja ela legal ou ilegal interfere na cultura de um país?
d) Na região onde reside existe influência do processo migratório como um todo? E da migração da América Latina?
e) Explique a diferença entre migração e população em situação de refúgio.
Soluções para a tarefa
A migração é o movimento de pessoas de um local para outro, seja dentro de um país (migração interna entre cidades ou regiões) ou entre países (migração internacional). É um processo de mudança social em que um indivíduo, sozinho ou acompanhado por outros, por uma ou mais razões de melhoria econômica, convulsão política, educação ou outros propósitos, deixa uma área geográfica para estadia prolongada ou fixação permanente em outra área geográfica.
Respostas das questões sobre Migração
a) Qual o motivo desta migração?
Em termos de migração internacional, tanto fatores econômicos quanto não econômicos podem desempenhar um papel.
Os principais fatores de pressão podem incluir pobreza com risco de vida, desastres naturais, degradação ambiental, perseguição e guerra, bem como preocupações de segurança (altas taxas de criminalidade).
Os fatores de pressão menos severos podem incluir condições econômicas relativamente ruins no país de origem, como falta de oportunidades educacionais e de emprego, baixos salários e más condições de trabalho
b) A migração clandestina é um problema para os países de destino dos imigrantes?
Os migrantes eventualmente induzem problemas sociais, econômicos e políticos nos países receptores, incluindo:
- aumento da população, com efeitos adversos nas instituições sociais existentes;
- aumento da demanda por bens e serviços;
- aumento do tamanho do setor informal da economia nacional;
- deterioração das estruturas salariais dos setores informal, rural e urbano da economia;
- perda ocasional de costumes e tradições pela população local;
- introdução de doenças e problemas sociais.
c) Como a migração, seja ela legal ou ilegal interfere na cultura de um país?
A migração geralmente resulta em duas ou mais culturas entrando em contato. Nesse contato a cultura pode incluir crenças, atitudes e costumes específicos, bem como valores e comportamentos (aculturação).
O termo aculturação refere-se às mudanças que podem ocorrer quando indivíduos de diferentes culturas entram em contato, com possíveis mudanças tanto nos imigrantes quanto nos membros da sociedade receptora.
d) Na região onde reside existe influência do processo migratório como um todo? E da migração da América Latina?
No geral, a discussão sobre migração e mudança cultural concentra-se fortemente na dinâmica cultural no destino. Mas a migração também tem implicações importantes para a dinâmica cultural no país de origem. Uma razão é a seleção cultural para a migração. Outra é as remessas culturais.
Está claro que a migração, em suas muitas formas, está tendo um impacto substancial na paisagem global. As pessoas não estão mais presas pelas circunstâncias de onde nasceram. Em vez disso, a tecnologia moderna significa que mais pessoas estão migrando do que nunca, tanto dentro quanto fora das fronteiras nacionais.
e) Explique a diferença entre migração e população em situação de refúgio.
Imigrantes são aqueles indivíduos que se mudaram para um novo país de forma relativamente permanente.
De importância, os refugiados são um tipo particular de imigrante, definido e protegido pelo direito internacional. São indivíduos que foram formalmente reconhecidos como tendo fugido de seu país de residência por causa de um fundado temor de perseguição, conflito armado, violência ou guerra.
Saiba mais sobre a diferença entre imigrantes e refugiados em: https://brainly.com.br/tarefa/28697423
#SPJ2