Pedagogia, perguntado por curtygerlane, 1 ano atrás

Observe o texto abaixo.
Bom... o... eu tenho impressão que o rádio provocou uma revolução...no país na medida que... ah principalmente o rádio de pilha né? quer dizer o rádio de pilha representou a quebra de um isolamento do homem do campo principalmente quer dizer então o homem do campo que nunca teria condição de ouvir, falar, de outras coisas... de outros lugares... de outras pessoas entende? através do rádio de pilha... ele pôde se ligar ao resto do mundo saber que existem outros lugares outras pessoas que existe um governo que existem atos do governo... de modo que o rádio eu acho que tem um papel até... numa certa medida... ele provocou pelo alcance que tem uma revolução até maior do que a televisão... o que significou a quebra do isolamento... entende? de certas pessoas... a gente vê hoje o operário de obra com o rádio de pilha debaixo do braço durante todo o tempo que ele está trabalhando... quer dizer se esse canal que é o rádio fosse usado da mesma forma como eu mencionei a televisão... num sentido cultural educativo de boas músicas e de... numa linha realmente de crescimento do homem se o ministério da educação cuidasse realmente de que estes veículos... de telecomunicações se colocassem a serviço da cultura e da educação seria uma beleza né?
(NURC/SP – D2 255 [diálogos entre dois informantes], linhas 708-731, p. 116-117).
Verificamos que o texto acima apresenta características próprias da língua falada. Explique detalhadamente as marcas da oralidade presentes no texto.

Soluções para a tarefa

Respondido por brendaisis
7

As marcas de oralidade compreendem a representação do falar diante do contexto diário das pessoas. Por isso, os diálogos ocorrem de forma não culta, como no caso da utilização das gírias numa conversa entre amigos próximos ou pessoas inerentes a uma mesma faixa etária.

Sendo assim, as marcas de oralidade presentes acima são: presença de interjeições, que têm como função chamar a atenção do ouvinte, como se nota em: "Bom... o... eu tenho impressão que o rádio provocou uma revolução". Além do uso de expressões que apenas fazem parte da linguagem oral, como "ah..".

Perguntas interessantes