Observe o texto a seguir:
Um elemento essencial para a evolução da dieta humana foi a transição para a agricultura como modo primordial de subsistência. A Revolução Neolítica estreitou dramaticamente o nicho alimentar ao diminuir a variedade de mantimentos disponíveis; com a virada para a agricultura intensiva, houve um claro declínio na nutrição humana. Por sua vez, a industrialização recente do sistema alimentar mundial resultou em uma outra transição nutricional, na qual as nações em desenvolvimento estão experimento, simultaneamente, subnutrição e obesidade.
(Fonte: ARMELAGOS, George J. “Brain Evolution, the Determinates of Food Choice and the Omnivore Dilemma”. Critical Reviews in Food Science and Nutrition, 2014. Adaptado).
Sobre a Revolução Neolítica e considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I - A Revolução Neolítica, ao mesmo tempo em que garantiu o acesso à comida também implicou na diminuição do acesso à variedade alimentar.
PORQUE
II - Os grupos humanos anteriormente eram sedentários. Embora o acesso à comida como caçadores e coletores fosse mais incerto, ele era também variado. Sedentários, os grupos passam a se especializar no plantio de alguns alimentos. O acesso se torna mais regular, porém menos variado.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a asserção II não é uma justificativa correta da asserção I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a asserção II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a asserção II é uma justificativa correta da asserção I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa
Soluções para a tarefa
Resposta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a asserção II é uma justificativa correta da asserção I.
Explicação:
A Revolução Neolítica foi extremamente significativa para a história da evolução da humanidade. Foi com ela que nos tornamos sedentários e passamos a viver da agricultura e do pastoreio. Isso significou, entre outras coisas, o surgimento da organização social. Também significou um acesso mais regular à alimentação. Antes, o ser humano era nômade, caçador e coletor e dependia de encontrar comida ou conseguir caça-la para se alimentar. Por outro lado, para suprir a inconsistência do consumo, alimentava-se de diversas coisas. Então, a certeza da comida advinda da agricultura também significou a diminuição da variedade de comida e, portanto, um empobrecimento nutricional.