Observe o seguinte enunciado: “Com a dissolução da Assembleia Constituinte, em 12 de novembro de 1823, aumentou a insatisfação com o governo de D. Pedro I, sobretudo no Nordeste. Em 2 de julho de 1824, em Pernambuco, Manuel Carvalho Paes de Andrade lança o manifesto que dá origem ao movimento. Contudo, antes da manifestação ocorrida no Recife, apoiada por Cipriano Barata e por Joaquim da Silva Rabelo (o Frei Caneca), ambos experientes revoltosos, a província do Ceará já tinha sua manifestação contrária ao Imperador, ocorrida no município de Nova Vila do Campo Maior (hoje Quixeramobim), em 9 de janeiro de 1824 e liderada por Gonçalo Inácio de Loyola Albuquerque e Melo (o Padre Mororó)”.
Soluções para a tarefa
Esta questão está incompleta e fez parte do vestibular da UECE em 2016. O restante da questão é o seguinte:
O movimento ocorrido no Brasil durante o Império a que o enunciado acima se refere é denominado
a) Revolução Pernambucana.
b) Revolução Praieira.
c) Contestado.
d) Confederação do Equador.
A alternativa A é falsa, pois o enunciado fala de eventos ocorridos 1824, e a Revolução Pernambucana ocorreu ainda em 1817.
A alternativa B é falsa, pois a revolução praieira, que foi de caráter liberal, só ocorreria em 1848, portanto em um período posterior ao retratado pelo enunciado.
A alternativa C é falsa, pois não só não ocorreu em Pernambuco, como o movimento descrito pelo enunciado, como também ocorreu bem depois do período retratado, entre os anos de 1912 e 1916.
A alternativa D é verdadeira. A Confederação do Equador foi um movimento revolucionário e separatista ocorrido na região nordeste do Brasil (onde fica Pernambuco) no ano de 1824, envolvendo lideranças locais de diferentes estados (Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba e Ceará) que são mencionadas pelo enunciado.
Resposta:
Confederação do Equador
Explicação:
Acabei de fazer uma prova e essa resposta está certa
espero ter ajudado