Geografia, perguntado por djeynathavieira4898, 10 meses atrás

Observe o mapa a seguir.

As letras A, B e C identificam três diferentes territórios onde foram observadas manifestações separatistas ao longo do ano de 2014. Em dois desses territórios a questão separatista foi discutida politicamente, segundo as leis de seus Estados. Em um deles foram registrados conflitos e a influência de outros países. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

a) As letras A e C correspondem à Escócia e a Flandres, onde os Estados do Reino Unido e da Holanda permitem a discussão política do separatismo. A letra B corresponde à porção oriental da Ucrânia, onde o Estado enfrenta separatistas apoiados pela Rússia.
b) As letras A e B correspondem à Valônia e ao País de Gales, onde a negociação política da Holanda e do Reino Unido discutem o separatismo. A letra C identifica a Crimeia, território ucraniano que foi incorporado pela Rússia após o uso de forças militares.
c) As letras B e C identificam os territórios do país Basco e a Crimeia, onde os Estados da Espanha e da Rússia permitem as manifestações separatistas. A letra A corresponde à Irlanda do Norte, onde o Reino Unido sufocou separatistas católicos no conflito conhecido como "Domingo Sangrento".
d) As letras A e C identificam Escócia e Catalunha, com a condução política das discussões separatistas pelos Estados do Reino Unido e da Espanha. A letra B corresponde ao leste da Ucrânia, onde as forças armadas do país reprimem os separatistas apoiados pela Rússia.
e) As letras A e C correspondem à região dos separatistas da Irlanda do Norte e Flandres, que negociam com os Estados do Reino Unido e da Bélgica. A letra B indica a Chechênia, território onde o separatismo é violentamente reprimido pelas forças armadas da Rússia.

Soluções para a tarefa

Respondido por biaams2013
30
A = Escócia
B = leste da Ucrânia
C = Catalunha

O leste da Ucrânia é uma região que viveu situações de intenso conflito armado, devido aos interesses conflitantes que recaem sobre aquela região, onde de um lado, a união europeia visam expandir suas fronteiras para o Leste e de outro, a Rússia quer continuar mantendo sua grande influência sobre o país, que é uma ex-república soviética com grande afinidade com a Rússia em termos culturais.

O estopim das manifestações foi a recusa do então presidente Yanukovych em assinar um acordo de associação com a UE, o que culminou em conflitos armados entre grupos contrários ao governo e grupos que eram a favor, os pró-russos, apoiados pela Rússia.


A Escócia discute sua separação do Reino Unido de forma diplomática, baseando-se no artigo 48 do tratado Europeu. Foi realizado um referendo em 2014, em que a maioria da população optou pela não-separação.

A Catalunha região localizada na Espanha, possui uma população com fortes diferenças culturais com o restante do país, tendo como idioma oficial o catalão. Os protestos a favor da separação são comuns nessa região, porém não ocorre um conflito armado, restringindo a questão a um movimento político.

Resposta: D.
Respondido por yunnaxx
0

Resposta:

d) As letras A e C identificam Escócia e Catalunha, com a condução política das discussões separatistas pelos Estados do Reino Unido e da Espanha. A letra B corresponde ao leste da Ucrânia, onde as forças armadas do país reprimem os separatistas apoiados pela Rússia.

Explicação:

As letras: A, refere-se à Escócia que busca se desvincular do Reino Unido;

B, refere-se à porção leste da Ucrânia, cuja maioria da população russa na região busca a reintegração com a Rússia;

C, refere-se à Catalunha na Espanha.

Resposta correta! ⭐✅

Perguntas interessantes