Observe atentamente a imagem abaixo, apresentada em uma das videoaulas de Ética, Cultura e Arte, bem como em seu material de estudos (p.62). Em seguida, assinale a alternativa INCORRETA: ALTERNATIVAS Trata-se da tela "Guernica", de Pablo Picasso. Medindo 349,3cm x 776,6cm, a obra mostra os horrores do bombardeio à cidade basca de Guernica, em 26 de Abril de 1937. Durante a Segunda Guerra Mundial, a cidade ficou em chamas após sucessivos ataques por aviões da força aérea alemã e Picasso, mesmo morando em Paris nessa época, não se calou diante do ocorrido, depositando na tela todo seu pesar. Foi o modo como Picasso encontrou para retratar os horrores do bombardeio à cidade de Guernica, que testemunhou quando integrante da FEE- Força Expedicionária Espanhola e do qual nunca mais se recuperou, utilizando essa tragédia como mote de grande parte de sua produção futura. A pintura, um óleo sobre tela, foi realizada a partir de 36 fotos que retrataram as dolorosas consequências da tragédia. As fotografias divulgadas pelos jornais da época marcaram profundamente o artista que, após 45 estudos preliminares, produziu a grande obra, que inicialmente foi exposta em um espaço reversado à República Espanhola na Exposição Internacional de Paris. Picasso utilizou uma técnica bastante difundida no Cubismo "a collage" que consiste na colagem de papéis e objetos para composição da obra. No entanto, o artista não se utilizou da colagem propriamente dita, mas de uma simulação da técnica. Desenhou e pintou a obra dando a impressão de colagens e criando a sobreposição de planos. Em uma total carência da cor, Picasso, movido pela dor do ocorrido, fez um retrato monocromático da tragédia, basicamente em preto, branco e tons de cinza. Responder
Soluções para a tarefa
Olá!
Pesquisando na internet, encontrei a imagem a que a sua pergunta se refere. Ela está anexada a esta resposta.
A afirmativa incorreta é a seguinte:
Durante a Segunda Guerra Mundial, a cidade ficou em chamas após sucessivos ataques por aviões da força aérea alemã e Picasso, mesmo morando em Paris nessa época, não se calou diante do ocorrido, depositando na tela todo seu pesar.
A cidade de Guernica ficou sim em chamas após sucessivos ataques dos aviões da força aérea alemã, mas não foi durante a Segunda Guerra Mundial. Foi durante a Guerra Civil Espanhola, que foi considerada um prenúncio da Segunda Guerra Mundial, pois Alemanha e Itália (as superpotências nazifascistas) se aproveitaram do ocorrido para fazerem experimentos dos seus poderes bélicos. O ataque a Guernica foi um desses experimentos.