Português, perguntado por BrunaSantos4887, 6 meses atrás

Observe as seguintes orações: "pede-se silêncio. " "a caverna anoitecia aos poucos. " "fazia um calor tremendo naquela tarde. " o sujeito de cada oração se classifica, respectivamente, como

Soluções para a tarefa

Respondido por Nitoryu
9

Analisando as frases e tendo conhecimento sobre os tipos de sujeitos, classificam-se em: sujeito simples, sujeito simples e sujeito inexistente.

Para encontrar o sujeito de uma frase, primeiro você precisa saber qual é o sujeito.

O sujeito é a pessoa ou objeto que realiza a ação ou sobre a qual estamos falando. Em outras palavras, o sujeito é uma das partes sintáticas que compõem uma frase e de acordo com a qual o verbo do predicado é conjugado. Geralmente é o primeiro termo da frase, mas esse não é seu lugar exclusivo.

Para verificar qual é o sujeito, o método tradicional é olhar para o verbo principal da frase, já que ele é conjugado de acordo (pessoa e número). Primeiro vamos determinar o sujeito da frase:

"Pede-se silêncio"

Podemos ver que esta frase está na voz passiva sintética, a voz passiva sintética é feita usando a terceira pessoa do singular ou do plural + se. Podemos ver que o tipo de sujeito desta frase é o sujeito simples.

Lembremos que o sujeito simples é aquele que tem um único núcleo. O núcleo do sujeito é um substantivo ou um pronome. Nesta frase há apenas um núcleo, este tal núcleo é a palavra "silêncio", esta palavra é interpretada principalmente como um adjetivo e não uma ação, então esta frase está em um sujeito simples.

A frase seguinte é: "a caverna anoitecia aos poucos."

Esta frase está escrita em um sujeito simples, pois possui apenas um único núcleo, esse núcleo é o adjetivo "caverna".

Na frase a seguir, que é: "fazia um calor naquela tarde.", algo estranho pode ser ouvido, mas não há sujeito nessa palavra, pois não há adjetivo, pessoa, animal ou objeto que está realizando uma ação, então esta frase esta em sujeito inexistente.

Conclusão: Os tipos de sujeito de cada frase são sujeito simples, sujeito simples e sujeito inexistente.


SocratesA: Top Nit.
Perguntas interessantes