O welfare state ou estado de bem-estar social é um modelo no qual o estado é responsável pela promoção do desenvolvimento social e econômico. Esse modelo teve ampla aceitação no período após a segunda guerra, porém sofreu com a crise do petróleo da década de 1970. A partir desse contexto, disserte sobre a crise do welfare state
Soluções para a tarefa
A crise do welfare state, também conhecida como crise do bem-estar social, aconteceu após um período em que países capitalistas e seus governos expandiram seus programas sociais, visando o bem-estar de seus cidadãos.
O Estado incorporou um papel assistencialista, que lhe impunha o ônus de assumir a manutenção de um status de bem-estar do cidadão, em conjunto a economia de mercado. Mas, isso não se sustentou por muito tempo.
A figura do Estado enquanto provedor passou a ser questionada. Afinal ele não conseguia, sozinho, manter as políticas sociais. A economia também já não se equilibrava.
Havia uma crescente dificuldade em harmonizar os gastos públicos com o crescimento da economia capitalista, caracterizando a crise fiscal.
O resultado foi a desunião entre as políticas sociais e econômicas, levando o Estado a delimitar seu papel enquanto agente regulador da economia e o seu limite de atuação no âmbito das políticas sociais.
O que é o welfare state (ou estado de bem-estar)?
O welfare state (em português, estado do bem-estar) consiste em delimitar o papel do Estado como assistencial, garantindo padrões mínimos de educação, saúde, habitação, renda e seguridade social a todos os cidadãos.
Ele foi criado na década de 1880, na Alemanha, por Otto von Bismarck, como alternativa ao liberalismo econômico e ao socialismo.
Aprenda mais sobre welfare state ou estado de bem-estar aqui: https://brainly.com.br/tarefa/7772128
#SPJ11