Observe as representações do continente africano, realizadas por meio das projeções de Mercator e de Peters. Assinale a alternativa correta: A Na projeção de Peters, as distâncias entre os para- lelos crescem à medida que se afastam do Equa- dor, gerando um aumento exagerado das áreas lo- calizadas próximas aos polos. B A projeção de Mercator não se presta para a compa- ração de superfícies ou para medir distâncias, uma vez que foi criada para atender às necessidades de navegação do século XVI. C Tanto a projeção de Mercator como a de Peters falseiam a superfície dos continentes, seja pela de- formação latitudinal (Mercator) ou pela deformação longitudinal (Peters). D Por situar a Africa no centro, a projeção de Peters torna a Africa maior do que de fato ela é, se compa- rada aos demais continentes. E Os mapas de Peters e de Mercator, por se tratarem de projeções cilíndricas, não causam nenhuma de- formação na representação de qualquer região do globo terrestre em um plano.
Soluções para a tarefa
A alternativa correta e a b) A projeção de Mercator não se presta para a comparação de superfícies ou para medir distâncias, uma vez que foi criada para atender às necessidades de navegação do século XVI.
Vejamos mais sobre a representacao de Mercator e de Peters:
A projecao de Mercator mantem o formato dos continentes, mas muda a dimensao de suas areas. Nessa projecao, ha a divisao do planeta em 24 meridianos e 12 paralelos, distribuidos de maneira igual sobre a crosta terrestre.
A projecao de Peters e uma projecao que tem como base um cilindro, mantendo a proporcao das areas, mas altera suas formas.
Resposta: D) Por situar a Africa no centro, a projeção de Peters torna a Africa maior do que de fato ela é, se compa- rada aos demais continentes.
Explicação: Gabarito Estácio