Congregando segmentos variados da população pobre ou dirigindo-se às áreas de mineração, onde se concentravam enormes contingentes de escravos, as vendeiras e negras de tabuleiro seriam constantemente acusadas de responsabilidade direta no desvio de jornais, contrabando de ouro e diamantes, prática de prostituição e ligação com os quilombos. FIGUEIREDO, Luciano. O avesso da memória: cotidiano e trabalho da mulher em Minas Gerais no século XVIII. Rio de Janeiro: José Olympio, 1993. A partir do texto, podemos inferir qual característica da sociedade escravista na mineração? A A criminalidade como atividade típica dos escravos. B A baixa capacidade de mobilização dos escravos para revoltas. C A corrupção existente na burocracia mineradora. D A maior mobilidade espacial dos escravos urbanos. E O predomínio das atividades rurais nas zonas mi- neradoras.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
C A corrupção existente na burocracia mineradora.
O texto aponta para o crescimento da burocracia mineradora, que implicava em diferenças na forma escravocrata entre escravos urbanos e rurais, em relação ao processo de mineração.
Diante disso, de acordo com a extração de ouro realizada pelos escravos durante a mineração de ouro, muitos acabando conseguindo alforrias devido ao seu trabalho, o que não ocorria com escravos urbanos.
Respondido por
1
Resposta:
Alternativa D.
Explicação:
Resposta do Gabarito ENEM2012
Perguntas interessantes
Ed. Física,
8 meses atrás
Lógica,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
ENEM,
11 meses atrás
ENEM,
11 meses atrás
História,
1 ano atrás