Observe as proposições a seguir: I – O Império do Brasil foi um período modernizante, ao qual o país superou sua tradição agrária, tornando-se industrializado; II – A exemplo do fenômeno ocorrido nos EUA, o Brasil tornou-se independente em relação à metrópole, todavia manteve a escravidão negra como base de sua produção. III – A “Lei de Terras”, aprovada em 1850, no Brasil, promoveu um intenso processo de reforma agrária no país, integrando libertos e imigrantes à posse fundiária. São corretas as proposições: Todas Apenas a III Apenas a I Nenhuma
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra E (Apenas a II)
Explicação:
I - Incorreta. As facilidades dadas a Inglaterra através dos Tratados Comerciais prejudicaram qualquer ponta pé industrial no Brasil, já que qualquer produto vindo de lá era mais barato que os fabricados aqui. Além de que, no Segundo Reinado a economia do Brasil vai girou em torno da produção e da exportação de café.
II - Correta.
III - Incorreta. A Lei de Terras priorizou os latifúndios (propriedade agrícola extensa de uma única pessoa), que eram concentrados nas mãos de grandes senhores, e tornou crime a invasão de terras públicas. Com a validação da Lei Eusébio de Queirós, que proibiu a entrada de novos escravizados africanos no Brasil, os grandes latifundiários viram a mão de obra para seus cafezais em risco, mas a Lei de Terras eliminaria esse risco, já que, com a criminalização da invasão de terras públicas, escravizados libertos e imigrantes europeus não teriam outra saída a não ser servir mão de obra para conseguir sobreviver, uma vez que se tornaria muito difícil terem seu próprio pedaço de terra, e como o contingente de escravos libertos e de imigrantes europeus era muito maior que o de grandes latifundiários, seria uma mão de obra muito barata.
Espero ajudar, bons estudos!
Resposta: Apenas a II está correta.
Explicação: