Observe as orações dos períodos a seguir: a mãe, que era surda, estava na sala com ela. Ele próprio desculpou o comentário que a irritou. É preciso gozarmos a vida, que é breve. As orações subordinadas adjetivas – iniciadas por um pronome relativo (que) – de forma a exercerem funções próprias do adjetivo, conforme exemplos acima, podem ser classificadas, respectivamente, como escolha uma:
Soluções para a tarefa
As orações subordinadas adjetivas presentes nesses períodos são classificadas como escolha explicativa, restritiva e explicativa, nessa ordem.
Por isso, deve ser assinalada a alternativa E.
Orações adjetivas
Há três orações adjetivas nos períodos indicados:
- "que era surda"
- "que a irritou"
- "que é breve"
Elas são adjetivas porque qualificam os substantivos "mãe", "comentário" e "vida", respectivamente. Assim, têm valor de adjetivo.
As orações 1 e 3 estão isoladas por vírgula, assim trazem apenas um acréscimo de informação a respeito da mãe e da vida. Não são informações essenciais para a identificação desses seres (a personagem só tinha uma mãe; só há uma vida). Por isso, são explicativas.
A oração 2 não está isolada por vírgula, assim restringe o sentido de "comentário": refere-se apenas àquele comentário que irritou a pessoa. Por isso, é restritiva.
Mais sobre orações adjetivas em:
https://brainly.com.br/tarefa/23125982
#SPJ4