História, perguntado por paloma7146, 6 meses atrás

Observe as imagens e leia o trecho abaixo para responder às questões 4, 5 e 6.

Foi o processo de fluxos intensificados de pessoas, originárias dos paises outrora colónias e que se dirigem aos centros metropolitanos ocidentais, na era do pós-guerra, que nos tornaram cada vez mais conscientes deste aspecto colonial do desenvolvimento da modernidade e da identidade cultural.

4) Descreva como os povos não ocidentalizados são representados nas pinturas vista.

5) Analise a relação dessas obras com o imperialismo (também chamado de neocolonialismo) dos séculos XIX e XX.

6) Explique o contexto histórico em que o autor afirma que a Europa erigida "fluxos intensificados de pessoas, originárias dos países outrora colônias".​

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por laryyy2005
5

Resposta:

4) Tanto na obra de Delacroix quanto na de Gérôme, as pessoas são representadas por uma visão eurocentrista que as enquadra no exotismo. Na obra de Delacroix, há três mulheres sentadas com trajes não europeus, embora sejam retratadas com a pele alva, como as europeias, e uma delas fume ópio. Elas estão em uma sala escura, repleta de almofadas, tecidos, escritas e outros elementos decorativos que remetem ao Oriente. Como se estivesse saindo da cena, há uma mulher negra também trajada de forma não europeia. Já na pintura de Gérôme, em meio a elementos arquitetônicos que fazem referência ao Oriente, há um pequeno mercado no qual, entre outros produtos, são vendidas pessoas escravizadas. Essas figuras são observadas pelo vendedor, que fuma tranquilamente ao lado de uma arara. Na calçada, à venda além das pessoas sentadas, há uma mãe com um bebê no colo. Ao seu lado, uma mulher de longos cabelos e pele escurecida está completamente despida, em uma pose que remete à oferta de sexo.

5) Conforme se intensificaram as ações imperialistas sobre a África e a Ásia, chegavam à Europa mais mercadorias, artefatos, pessoas e relatos provenientes dessas regiões colonizadas. O imaginário europeu passou a se interessar por alguns aspectos dos povos conquistados. Nesse sentido, em meio à violência e à exploração econômica neocolonial, pintores, músicos e escritores passaram produzir obras que contassem com essas regiões, bem como as pessoas que lá habitavam, como cenários e personagens, retratando-os a partir de concepções eurocêntricas.  

6) A partir da segunda metade do século XX, com o processo de descolonização afro-asiática e as independências das antigas colônias europeias nesses dois continentes, a formação dos novos Estados Nacionais nas ex-colônias raramente foi pacífica. Sucessivos anos de guerra civil e empobrecimento de grande parte desses territórios fez com que parte de seus habitantes migrasse para as antigas metrópoles em busca de melhores condições de vida. Esse movimento continuou no século XXI, tornando mais complexas as definições de identidade e nação, sendo atacado por movimentos xenófobos e neofascistas por todo o continente europeu.

Explicação: Gabarito do Plurall

Perguntas interessantes