ENEM, perguntado por emanuellestte305, 1 ano atrás

Observe as imagens das duas charges de Angelo Agostini publicadas no periódico Vida Fluminense. Ambas oferecem representações sobre a Guerra do Paraguai, que causaram forte impacto na opinião pública. A imagem I retrata Solano López como o "Nero do século XIX"; a imagem II figura um soldado brasileiro que retorna dos campos de batalha.
Sobre as imagens, é correto afirmar, respectivamente:
(A) Atribui um caráter redentor ao chefe da tropa paraguaia; fixa o assombro do soldado brasileiro ao constatar a persistência da opressão escravista.
(B) Denuncia os efeitos da guerra entre a população brasileira; ilustra a manutenção da violência entre a população cativa.
(C) Reconhece os méritos militares do general López; denota a incongruência entre o recrutamento de negros libertos e a
manutenção da escravidão.
(D) Personifica o culpado pelo morticínio do povo paraguaio;
estimula o debate sobre o fim do trabalho escravo no Brasil.
(E) Fixa atributos de barbárie ao ditador Solano López; sublinha a incompatibilidade entre o Exército e o exercício da
cidadania

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por lasouza627
39

A definição da alternativa correta é feita a seguir.

Explicação:

Nero foi um imperador romano cujo reinado lembra, geralmente, tirania, execuções sistemáticas - como as de sua mãe e de seu meio-irmão - e o fato (talvez não verídico) de que ele tocava harpa enquanto Roma ardia em um devastador incêndio. Além disso ele era implacável perseguidor dos cristãos.

Portanto retratar Solano López como o  "Nero do século XIX" só ajuda a personificar o culpado pelo morticínio do povo paraguaio.

Quanto ao soldado, dá para notar que mesmo sendo negro e, consequentemente, escravo na época, foi recrutado para ajudar a defender o país na guerra. Portanto havia o que se pensar sobre o fim do trabalho escravo no Brasil.

Baseado nessas considerações, a alternativa correta é a letra D.

Respondido por juscelino765
10

Resposta correta: letra D - Personifica o culpado pelo morticínio do povo paraguaio; estimula o debate sobre o fim do trabalho escravo no Brasil.

Explicação:

Nas ilustrações de Angelo Agostini, italiano que se envolveu nos assuntos políticos e sociais do Brasil Império, é possível notar, na imagem I, uma denúncia à tirania do general paraguaio Solano Lopez. É possível interpretar que a imagem tem o objetivo de responsabilizar López pelas mortes sofridas pelo povo paraguaio durante a guerra, englobando tanto militares quanto civis. Na imagem II, é possível interpretar que a ilustração promove o debate sobre o fim do trabalho escravo no Brasil, já que reproduz um soldado negro regressando do Paraguai e se deparando com a manutenção da escravidão no Brasil. Em outras palavras, a charge busca trazer à tona as contradições que envolvem o recrutamento de negros para a “defesa da Pátria” em um contexto de manutenção da escravidão no país.

Perguntas interessantes