Observe as duas afi rmações de Montesquieu (1689-1755), a respeito da escravidão.A escravidão não é boa por natureza; não é útil nem aosenhor, nem ao escravo: a este porque nada pode fazerpor virtude; àquele, porque contrai com seus escravostoda sorte de maus hábitos e se acostuma insensivel-mente a faltar contra todas as virtudes morais: torna-seorgulhoso, brusco, duro, colérico, voluptuoso, cruel.Se eu tivesse que defender o direito que tivemos detornar escravos os negros, eis o que eu diria: tendo ospovos da Europa exterminado os da América, tiveramque escravizar os da Africa para utilizá-los para abrirtantas terras. O açúcar seria muito caro se não fi zésse-mos que escravos cultivassem a planta que o produz.(Montesquieu. O espírito das leis.)Com base nos textos, podemos afi rmar que, para Mon-tesquieu,o preconceito racial foi contido pela moral religiosa.a política econômica e a moral justifi caram a escra-vidão.a escravidão era indefensável do ponto de vistaeconômico.o convívio com os europeus foi benéfi co para osescravos africanos.o fundamento moral do direito pode submeter-se àsrazões econômicas.
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Letra E
Seguindo a linha de raciocínio de Montesquieu a escravidão não é boa por natureza; não é útil nem ao senhor, nem ao escravo: Isso significa que independente do senhor, é uma característica ruim ter escravos, pois eles não estarão satisfeitos com o uso de seu trabalho, nem os senhores satisfeitos. Dito isso a melhor alternativa que encaixa com a resposta correta é a de que podemos afirmar que para Montesquieu o fundamento moral do direito pode submeter-se às razões econômicas.
Espero ter ajudado e Bons estudos
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