ENEM, perguntado por vivienmarcellem3238, 10 meses atrás

Entre 1779 e 1829, a população escrava de Campinascresceu de 156 para quase 4800. Em 1872, já com ocafé como força motriz da economia, atingira 14000. Amaior parte do aumento desde 1829 se deu antes dofi nal do tráfi co africano. Entretanto, o comércio internode escravos, já bastante ativo nas décadas de 1850 e1860, recrudeceu nos anos 1870, despejando váriosmilhares de cativos no Oeste paulista, vindos sobretudodo Nordeste e do Rio Grande do Sul. Foi só a partir de1881, com a alta tributação sobre o tráfi co interno parao Sudeste e a crise da escravidão, que os fazendeirosvoltaram-se seriamente para trabalhadores imigrantes.Sua mudança de atitude coincidiu com uma queda nospreços agrícolas da Itália, que expeliu de lá um grandenúmero de trabalhadores do campo.(Robert W. Slenes. Senhores e Subalternos no Oeste Paulista. InConsiderando o texto sobre a transição do trabalho es-cravo para o trabalho livre na região do Oeste paulista,é possível afi rmar queHistória da Vida Privada no Brasil, volume 2, 1997.a mentalidade empresarial e arrojada dos fazen-deiros paulistas orientou para uma rápida e deci-siva opção pela mão de obra livre, em especial apartir de 1831, com a aprovação da lei que extin-guiu o tráfi co de escravos para o Brasil.a necessidade emergencial de abundante mão deobra para as atividades agrícolas de São Paulo,a partir de 1850, uniu os proprietários rurais e osburocratas do Império na organização da entradade imigrantes oriundos do extremo Oriente.a opção decisiva, por parte dos proprietários, pelotrabalhador imigrante relacionou-se com as difi cul-dades presentes para a obtenção do trabalhadorcativo e com a crise na produção agrícola em re-giões com potencial de fornecer mão de obra aoBrasil.mesmo reconhecendo o papel central da produçãocafeeira nas transformações econômicas e políti-cas na província de São Paulo, em meados do sé-culo 19, a mão de obra imigrante e livre foi usada,inicialmente, na produção de algodão.a maciça entrada de imigrantes europeus come-çou no início do século 19, como uma decorrênciaimediata das novas condições econômicas pro-vocadas pelo início do tráfi co interno, que levou auma baixa considerável no preço do cativo.

Soluções para a tarefa

Respondido por brendaisis
1

Letra c.

Nota-se que com o passar do tempo, onde demais nações estava, proibindo o trabalho escravo, jutamente com a aproximação da abolução total da escravidão, em 1888, sabe-se que o cativo ficou cada vez mais caro e difícil de ser obtido.

Isso gerou a busca por novas possibilidades de mão de obra, fazendo com que os estrangeiros, por exemplo, fossem vistos como alternativa cada vez mais efetiva nesse processo.

Perguntas interessantes