Observe a sequência de mapas para responder à questão.
De acordo com os mapas e a evolução histórica da chamada “Questão Árabe-Israelense”, é correto afirmar que
a) o acordo de Paz de 1994 foi plenamente cumprido. As eventuais divergências entre palestinos e israelenses partem de grupos minoritários dos dois lados que não representam maiores consequências para a segurança da região.
b) o território governado pela Autoridade Nacional Palestina que abriga a Cisjordânia goza de plena autonomia. Trata-se de um Estado soberano recentemente reconhecido pela ONU e pelo Estado de Israel.
c) o Hamas é um grupo extremista israelense que, ao desferir ataques a partir da Faixa de Gaza, contribui para dificultar um diálogo de paz entre os dois lados em conflito.
d) a manutenção das colônias israelenses na Cisjordânia e o controle dos recursos hídricos do rio Jordão estão entre os pontos de divergência dos lados em conflito.
e) os conflitos entre israelenses e palestinos derivam do fanatismo religioso islâmico e não têm qualquer relação com interesses territoriais.
Soluções para a tarefa
Resposta:
é questão D
Resposta:
A manutenção das colônias israelenses na Cisjordânia e o controle dos recursos hídricos do rio Jordão estão entre os pontos de divergência dos lados em conflito.
Explicação:
Dentre as principais tensões entre árabes e israelenses, destacam-se:
- construção de assentamentos (conjuntos habitacionais) judeus na Cisjordânia, em áreas reivindicadas pelos palestinos;
- a repartição desigual dos recursos hídricos do rio Jordão e do aquífero da Cisjordânia – os palestinos que habitam Israel geralmente têm acesso a uma quantidade de água menor em comparação com a população de origem judaica;
- a disputa por Jerusalém, cidade anexada por Israel – os palestinos reivindicam o controle pleno na porção oriental dessa cidade;
- ações violentas do Estado israelense e grupos radicais palestinos/árabes (como o Hamas e o Hezbollah).