Observe a o trecho a seguir:
Estar no espaço lúdico com outras crianças é um primeiro passo no movimento de brincar inclusivo. Alunos com limitações de movimento conseguem observar as ações das pessoas no seu entorno, mas seu brincar pode se restringir bastante, pelo atraso neuropsicomotor, pela incoordenação na manipulação dos objetos ou pela falta de um sistema de comunicação e linguagem. (REILY, L. Escola Inclusiva: linguagem e mediação. Campinas: Papirus, 2004, p.54, com adaptações).
(Questão adaptada: ENADE, Pedagogia, 2011).
Nesse sentido, a prática pedagógica inclusiva desenvolvida a partir de jogos e brincadeiras, deve enfatizar:
I. A organização do planejamento didático de forma que o aluno possa aprender por meio de observação passiva e da imitação.
II. O uso de jogos cooperativos que possibilitem a interação entre todas as crianças.
III. A cooperação em atividades lúdicas, incentivando a conscientização sobre sua aprendizagem.
IV. A organização do currículo e de recursos que possibilitem o acesso do aluno aos objetos de conhecimento lúdicos e desafiadores.
Quanto às afirmativas acima é correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I, II e III
b. III e IV.
c. I e II.
d. II, III e IV.
Soluções para a tarefa
Respondido por
43
I. A organização do planejamento didático de forma que o aluno possa aprender por meio de observação passiva e da imitação.
Falso. O uso de ludicidade não pretende a imitação ou a observação, mas a interação dos discentes.
II. O uso de jogos cooperativos que possibilitem a interação entre todas as crianças.
Correto. Com a interação entre os alunos em jogos cooperativos, é possível realizar a inserção dos alunos com deficiências.
III. A cooperação em atividades lúdicas, incentivando a conscientização sobre sua aprendizagem.
Correto. Consciente do que está fazendo, o aluno tem maior potencial de aprendizagem.
IV. A organização do currículo e de recursos que possibilitem o acesso do aluno aos objetos de conhecimento lúdicos e desafiadores.
Correto. As atividades lúdicas de caráter desafiador são úteis para a promoção de uma aprendizagem mais dinâmica.
LETRA D).
Falso. O uso de ludicidade não pretende a imitação ou a observação, mas a interação dos discentes.
II. O uso de jogos cooperativos que possibilitem a interação entre todas as crianças.
Correto. Com a interação entre os alunos em jogos cooperativos, é possível realizar a inserção dos alunos com deficiências.
III. A cooperação em atividades lúdicas, incentivando a conscientização sobre sua aprendizagem.
Correto. Consciente do que está fazendo, o aluno tem maior potencial de aprendizagem.
IV. A organização do currículo e de recursos que possibilitem o acesso do aluno aos objetos de conhecimento lúdicos e desafiadores.
Correto. As atividades lúdicas de caráter desafiador são úteis para a promoção de uma aprendizagem mais dinâmica.
LETRA D).
Respondido por
7
Resposta:
D
Explicação:
apenas estão corretas II, III e IV.
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Geografia,
8 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
ENEM,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás