História, perguntado por gabriellysoares8714, 1 ano atrás

Observe a imagem e leia o texto. Felipe Guamán Poma de Ayala, o autor da imagem, foi um cronista ameríndio de ascendência incaica que viveu no Peru entre 1534 e 1615. A imagem faz parte de sua Nueva Corónica y Buen Gobierno, finalizada no começo do século XVII e endereçada ao rei Felipe III, sendo acompanhada da seguinte legenda, traduzida do espanhol: "Pobre dos índios, de seis animais que comem e a que temem os pobres dos índios deste reino: serpente, corregedor; tigre, espanhóis das cidades; leão, encomendero; cadela, padre da doutrina; gato, escrivão; rato, cacique principal. Estes ditos animais que não temem a Deus esfolam aos pobres índios deste reino, e não há remédio, pobre Jesus Cristo". a) Identifique a situação do Peru quando da elaboração da obra. b) Descreva as estruturas de poder político e econômico que são comentadas na imagem e no texto que a acompanha. c) Analise as tensões no mundo indígena sugeridas por texto e imagem.

#FUVEST

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
17

A - Na época o Peru estava sendo colonizado pelos espanhóis, com larga extração de recursos naturais (em especial a prata) por meio dos sistemas da mita e da encomienda.

B - A estrutura do poder político colonial no Peru era hierarquizada por "raça": no topo os espanhóis "puros", abaixo deles os espanhóis "puros", mas nascidos na América. Abaixo deles as lideranças nativas, e na base os povos nativos, por meio da escravidão ou do cristianismo, forçados a trabalhar para a Espanha.

C - A imagem sugere que os nativos estavam sendo sistematicamente abusados pelas autoridades coloniais, o que tornava a sua vida insuportável e o poder colonial detestável.

Perguntas interessantes