Leia o poema e responda ao que se pede. a) Identifique um aspecto mencionado no poema que justifique a expressão "a taba cresceu". b) Destaque um argumento histórico e outro de caráter estético para o emprego de expressões indígenas no poema. c) Explique as condições históricas que favoreceram a citação do "asfalto", das "locomotivas" e do "forde".
#FUVEST
Soluções para a tarefa
A - A globalização (com o desenvolvimento da infraestrutura das cidades e a integração econômica global), representada pela chegada do automóvel e das ferrovias justifica a ideia de que a taba (palavra indígena para aldeia, que podemos interpretar como "cidade") cresceu.
B - Do ponto de vista histórico, o uso de palavras indígenas relaciona o encontro entre os povos originários e a colonização ocidental (representada pela tecnologia europeia) na formação do Brasil. Do ponto de vista estético, os modernistas (o poema é um exemplo desta tendência) pretendiam criar uma arte genuinamente brasileira, o que passava pela valorização de elementos únicos do Brasil (como as sociedades tradicionais brasileiras).
C - A industrialização do Brasil, que acontecia no período, e a sua inserção no mercado internacional, dentro do modelo capitalista de produção, favoreceram o uso destas palavras.