Observe a imagem de abertura deste capítulo e responda: 1. No século XX, após as promessas não cumpridas do Iluminismo, é o momento de a razão e a consciência humana se examinarem no espelho e ver o que falhou. Que fatos históricos apontam essa necessidade? 2.0 que significa dualismo e que argumento justifica sua presença no pensamento cartesiano?
Soluções para a tarefa
1. O Iluminismo trouxe fortes e determinantes mudanças no mundo do século XX: revoluções, independências, Estados Republicanos, direitos humanos, entre outros reformas. Entretanto, seus ideais de "liberdade, igualdade e fraternidade" não foram alcançados.
Surgiram o Liberalismo e o Socialismo. O liberalismo é a liberdade que trouxe o modo de produção capitalista, que sabemos conduziu a humanidade para o patamar de consumidor e o Socialismo, a igualdade, que trouxe a ditadura e o comunismo. Ambos necessitam da democracia, a fraternidade, para unir os sonhos liberal e socialista.
2. Dualismo significa a separação entre corpo e mente. No dualismo cartesiano representam substâncias distintas e portanto, duas realidades diferentes que, embora dependentes, devem ser explicadas por princípios e conceitos totalmente diferentes. Assim, a natureza humana é definida como a união substancial da mente, a substância pensante e do corpo, a substância extensa.
A razão como fim
A humanidade já viveu diferentes momentos de compreensão da realidade. Pensadores, os filósofos, desempenham papel fundamental na interpretação da realidade, definindo e contextualizando conceitos que nos norteiam no tempo e no espaço.
Construímos a realidade em que vivemos, dando significado a diferentes contextos. Do mito ao lógos, caminhamos definindo nossas relações e percepções de quem somos, como somos ou de como deveríamos ser.
Aprenda mais sobre O Iluminismo em: brainly.com.br/tarefa/4504942
Aprenda mais sobre O dualismo Cartesiano em: brainly.com.br/tarefa/22327171
#SPJ1