Observe a imagem As colônias francesas, produzida pelo
ilustrador Georges Dascher. Ela foi usada como capa de
cadernos distribuídos para estudantes da França e de suas
colônias, por volta do ano de 1900. A figura central, que
representa Marianne (alegoria da França republicana),
segura um escudo com as inscrições “Progresso,
Civilização, Comércio”. Próximas a Marianne, pessoas com
vestimentas diversas representam as colônias francesas
ao redor do mundo.
a. Que representação da colonização francesa é desta-
cada na imagem?
b. Com que objetivo(s) essa imagem foi usada para ilus-
trar capas de cadernos escolares?
c. As imagens As colônias francesas e Civilização (repro-
duzida na página 117) passam a mesma mensagem
sobre neocolonialismo?
d. Faça uma intervenção na ilustração As colônias francesas, criando possíveis diálogos entre Marianne e os re-
presentantes das colônias.
Para responder às questões 2 e 3, leia um trecho da carta envida pelo escritor, político e artista plástico francês Victor
Hugo (1802-1885) ao capitão inglês William Francis Butler, em 25 de novembro de 1861.
Hauteville-House, 25 de novembro de 1861.
Ao capitão Butler
O senhor pergunta minha opinião sobre a expedição à China. O senhor considera essa expedição honrosa e
bela, e é muita bondade de sua parte dar algum valor a meu sentimento. [...]
Como o senhor deseja conhecê-la, apresento minha opinião.
[...]
Imagine uma construção inexprimível [...], e o senhor terá o Palácio de Verão.
Construa um sonho em mármore, jade, bronze, porcelana, faça seu vigamento
usando como madeira o cedro, recubra-o com pedrarias, envolva-o em seda, faça em
algum canto um santuário, em outro um harém, mais adiante uma cidadela, coloque
nele deuses, coloque nele monstros, passe-lhe uma camada de verniz, uma de esmalte, uma de ouro, uma de
maquilagem, mande construir, por arquitetos que sejam poetas, os mil e um sonhos das mil e uma noites,
acrescente jardins, pequenos lagos, fontes de água e espuma, cisnes, íbis, pavões, imagine, numa palavra,
uma espécie de deslumbrante caverna da fantasia humana com a figura de templo e de palácio. Era assim esse
monumento. Para criá-lo, fora necessário o lento trabalho de duas gerações. Esse edifício, enorme como uma cidade, fora construído pelos séculos para quem? Para os povos. Porque aquilo que o tempo faz pertence ao
homem. Os artistas, os poetas, os filósofos, conheciam o Palácio de Verão; Voltaire fala dele. Dizia-se: o Partenon
na Grécia, as Pirâmides no Egito, o Coliseu em Roma, a Notre-Dame em Paris, o Palácio de Verão no Oriente. Se
as pessoas não o viam, sonhavam com ele. Era uma espécie de espantosa obra-prima [...], como uma silhueta da
civilização da Ásia no horizonte da civilização da Europa.
Essa maravilha desapareceu.
Um dia, dois bandidos entraram no Palácio de Verão. Um saqueou, o outro incendiou. A vitória pode ser
uma ladra, ao que parece. Uma devastação em grande estilo do Palácio de Verão, dividindo-se os benefícios e
as responsabilidades entre os dois vencedores. [...] Todos os tesouros de todas as nossas catedrais reunidas não
igualariam esse esplêndido e extraordinário museu do Oriente. [...] Um dos vencedores encheu seus bolsos, e o
outro, vendo isso, encheu seus cofres; e voltaram para a Europa de braços dados e rindo. Essa é a história dos
dois bandidos.
Nós, europeus, somos os civilizados e, para nós, os chineses são os bárbaros. Eis o que a civilização fez à
barbárie.
Diante da história, um dos dois bandidos se chamará França, o outro se chamará Inglaterra. [...] O império
francês embolsou a metade dessa vitória e hoje exibe, com uma espécie de ingenuidade de proprietário, o
esplêndido amontoado de objetos do Palácio de Verão.
Espero que chegará o dia em que a França, libertada e limpa, devolva esse butim
à China espoliada.
À espera disso, há um roubo e dois ladrões – é o que constato.
Soluções para a tarefa
A) É destacada na imagem uma representação da colonização francesa associada ao progresso.
B) Esta imagem foi utilizada com o objetivo de justificar as práticas adjacentes ao neocolonialismo e imperialismo, como a escravidão, exploração econômica, submissão e repressão cultural.
C) Em relação às colônias francesas, deve-se compreender que o neocolonialismo era constituído de práticas nocivas à integridade cultural e social das sociedades colonizadas.
D) Pode-se imaginar um diálogo no qual os colonizados expressam sua rejeição ao neocolonialismo representado por Marianne na ilustração.
Compreendendo o neocolonialismo e o imperialismo europeu
Ilustrações como esta serviam ao propósito de defender o colonialismo e o imperialismo, bem como suas práticas adjacentes como algo essencial ao progresso das colônias.
O objetivo desta ideologia positivista era relacionar os conceitos eurocêntricos e etnocêntricos de instituições como a república, a democracia, o capitalismo e à "civilidade" como parte do caminho destas colônias rumo ao "progresso".
Saiba mais sobre o colonialismo em https://brainly.com.br/tarefa/357275
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