ENEM, perguntado por ajajsksjdklslsa, 8 meses atrás

Observe a imagem abaixo, do artista Michelangelo e responda o que se pede. Apesar da obra não ser da fase Barroca ela contém algumas características desse movimento. Pesquise quais são as características, no espaço Indicado coloque apenas as características que você consegue achar na imagem e que pertencem a arte Barroca:
características encontradas nesta pintura:

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por danielaapareci56
0

Resposta:

eu espero q esteja certo moça

Por conta disso, para alguns estudiosos, o Renascimento representa uma reforma cultural, cientifica e literária, uma vez que ele provocou rupturas no padrão cultural e intelectual vigente na Idade Média.

Por outro lado, alguns autores acreditam que o Renascimento não configurou uma ruptura radical entre a Idade Média e o período moderno, ele apenas permitiu que surgissem outros estilos artísticos e correntes filosóficas.

preciso saber como se desenvolveu o movimento renascentista.  

O Renascimento foi um movimento artístico, culturaCaracterísticas do Renascimento

Humanismo

e atitudes no mundo, rompendo os paradigmas da era medieval. Além disso, muitas das obras renascentistas foram construídas e inspiradas no antropocentrismo, isto é, na super valorização da capacidade humana.  

Cientificismo

Entre as características do Renascimento essa é reconhecida por colocar a ciência em posição de superioridade com as demais formas de compreensão humana (religião, metafísica, filosofia, etc.).

No entanto, a pretensão dos defensores do cientificismo não é colocar a teoria como doutrina, que defende a aplicação da ciência em todos os níveis, mas desenvolver uma percepção de que ela é a melhor opção para desvendar o mundo e descobrir inovações tecnológicas.

Nesse período, muitas descobertas científicas se destacaram, sobretudo as dos autores: Nicolau Copérnico, Galileu Galilei, Johannes Kepler, Francis Bacon, Andreas Vesalius, René Descartes, Leonardo da Vinci e Isaac Newton.

Universalismo

O universalismo foi desenvolvido durante o início da educação renascentista, cujo período foi marcado pela expansão de escolas, faculdades e universidades, bem como do surgimento de novas disciplinas como língua portuguesa, filosofia, literatura, entre outras.

Assim, o conhecimento humano foi valorizado em diversas áreas do saber. Uma curiosidade desse período era a dedicação dos homens em ser “polímatas”, ou seja, ter diversas qualificações. O artista Leonardo da Vinci, por exemplo, foi poeta, escritor, mecânico, escultor, pintor, físico, geólogo, botânico, além de desenvolver outras atividades profissionais.

Antiguidade Clássica

No período renascentista, o estudo da Antiguidade Clássica foi retomado para tentar romper com as regras e os pensamentos da era medieval. Os estudos realizados pelos humanistas valorizou a figura humana e os seus pensamentos, além de acrescentar conhecimento par a artes e a filosofia.

A invenção da imprensa foi um dos motivos que valorizou a Antiguidade clássica, pois com ela era possível fazer a divulgação das obras de forma rápida e contínua. Nessa época, a valorização da cultura greco-romana funcionou com um paradigma no plano intelectual e artístico. Para os estudiosos, as obras desenvolvidas durante a Grécia e a Roma Antiga demostram grande valor estético e cultural, em comparação às que pertenceram a Idade Média.

Artistas do Renascimento

Durante o Renascimento, alguns artistas se destacaram na área da pintura, escultura, literatura e arquitetura. Na literatura, os artistas que mais se sobressaíram foram:  

• Willian Shakespeare, considerado um dos maiores dramaturgos de todos os tempos, destacou-se pelo romance “Romeu e Julieta”

• Dante Aligeirai (1265-1321), autor da “Divina Comédia”

• Nicolau Maquiavel, autor de “O Príncipe”

• Miguel de Cervantes, autor de “Dom Quixote de la Mancha”

• Michael de Montagem, autor de “Ensaios”  

• Luís de Camões, escritor de “Os Lusíadas

Já na pintura, arquitectura e escultura os destaques foram para:

• Congelante Bujarrona, com as obras “Pintá” e o “Juízo Final”;

Leonardo da Vinci, com as obras “Mona Lisa” e a “Última Ceia”

• Rafael Saneio

• Donativo• Sandra Botticelli

bons estudos para vc

Anexos:
Perguntas interessantes