Observe a frase que segue:
"Quando guri, eu tinha de me calar à mesa; só as pessoas grandes falavam" (QUINTANA, 1979, p. 28). A frase desencadeia reflexões acerca da maturidade e a infância, bem como o tratamento que a criança recebia em outras épocas. Para muitos, essa discussão é pertinente porque influenciou sobremaneira a literatura infantojuvenil. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: QUINTANA, Mário. Na volta da esquina. Porto Alegre: Globo, 1979.
a)Não havia parâmetro estabelecido ou modelo para pautar as relações entre adulto e criança.
b)A criança daquele tempo deveria se manter calada apenas na mesa, lugar de respeito.
c)A frase faz menção à infância de modo geral, porque era a criança a se impor, não havia hierarquia.
d)A frase sugere a concepção de infância e o modo como os adultos tratavam uma criança.
Soluções para a tarefa
A frase refere-se a concepção de infância que a família do autor tinha quando ele era criança. Alternativa D. A criança não era vista com suas individualidade e peculiaridades.
As concepções de infância
A relação entre criança e adulto era pautada pela religião e propriedade. Entre as famílias mais abastadas não havia afetividade da família. A criança era a última que desfrutava das relações familiares. Essa ideia da fragilidade da criança é recente na sociedade ocidental.
A criança era invisível à sociedade e não podia participar socialmente e expor suas percepções da vida. Compreendia-se que ele era um adulto em miniatura sem dispor de originalidade. Nesse sentido a criança é desvinculada de ter um estatuto de autor social e totalmente vinculados às vontades racionais e maduras dos adultos.
Portanto, durante o período da infância do autor da frase, as crianças eram homens e mulheres numa esfera menor.
Sobre a infância: https://brainly.com.br/tarefa/49533065
#SPJ2