Observe a charge inglesa abaixo. Seu título é “Os dedos do destino”.
Fonte: BOULOS JR., Alfredo. História: Sociedade & Cidadania. 9. ano. 4. ed. São Paulo: FTD, 2018. p. 90.
1. O que está acontecendo na cena? *
1 ponto
a) A Alemanha, ao centro da imagem, com capacete, está atacando seus inimigos da Tríplice Entente, durante a Primeira Guerra Mundial. É possível observar que a vitória da Alemanha acontecerá em breve.
b) Uma mão esmaga um militar que, pelo capacete, parece ser alemão. Nota-se que em cada dedo está escrito o nome de um país rival da Alemanha à época.
c) Uma mão esmaga um militar que, pelo capacete, parece ser alemão. Nota-se que em cada dedo está escrito o nome de um país aliado da Alemanha à época.
d) Uma mão esmaga um militar que, pelo capacete, parece ser alemão. Nota-se que em cada dedo está escrito o nome de um país que a Alemanha já havia invadido. Era uma tentativa inglesa de enganar a população, pois todos sabiam que a Alemanha venceria facilmente a guerra.
“Uma vez oficialmente em estado de guerra, o Brasil apressou-se em oferecer seus préstimos à causa Aliada, apesar da carência de infraestrutura e de seu pouco expressivo poder militar. Entre 20 de novembro e 3 de dezembro de 1917 ocorreu em Paris a Conferência Interaliada, na qual o representante brasileiro, Olyntho de Magalhães, antigo ministro das Relações Exteriores, ofereceu uma divisão naval para patrulhar e combater os submarinos alemães no Atlântico Sul.”
DARÓZ, Carlos. O Brasil na Primeira Guerra Mundial: a longa travessia. São Paulo: Contexto, 2017. p. 112.
2. Sobre a participação do Brasil na Primeira Guerra Mundial (1914-1918), qual a afirmativa correta? *
1 ponto
a) O Brasil esteve neutro no início, mas declarou guerra à Alemanha em outubro de 1917, após ter navios afundados por submarinos alemães. O Brasil enviou para a Europa alguns aviadores, uma missão médica, alguns oficiais e 9 navios.
b) O Brasil esteve neutro no início, mas declarou guerra à França e à Inglaterra em outubro de 1917, após ter navios afundados por submarinos franceses. O Brasil enviou para a Europa alguns aviadores, uma missão médica, alguns oficiais e 9 navios.
c) O Brasil nunca esteve neutro. Desde o início da guerra, ainda em 1914, declarou guerra à Alemanha. O Brasil enviou para a Europa alguns aviadores, uma missão médica, alguns oficiais e 9 navios.
d) O Brasil esteve neutro no início, mas declarou guerra à Alemanha em outubro de 1917, após ter navios afundados por submarinos alemães. A participação brasileira foi decisiva para a derrota da Alemanha, pois os soldados brasileiros, em grande número, venceram diversas batalhas contra os alemães.
Soluções para a tarefa
1) A charge (anexo) mostra um militar alemão sendo esmagado por uma mão e em cada dedo está escrito o nome de cada um dos países rivais da Alemanha na época (alternativa b).
O indivíduo que estava sendo esmagado representava o imperador Guilherme II da Alemanha. Esta charge mostra um ponto de vista inglês que antecedeu à Primeira Guerra Mundial, demonstrado de maneira tendenciosa da Inglaterra que era rival da Alemanha naquela época.
2) O Brasil que antes estava neutro no conflito, decide entrar na guerra quando navios mercantes brasileiros foram afundados pelos alemães (alternativa a).
Vargas e seu principais assessores eram simpatizantes do regime nazista e o governo mantinha estreitas relações comerciais com a Alemanha. Durante a Segunda Guerra, as potências voltam seus olhos para o Brasil, já que o país possui um posicionamento estratégico no atlântico-sul.
O Brasil em sua posição de neutralidade, mantinha relações comerciais com os dois lados do conflito. Com a tomada da França pelos nazistas, Vargas faz um discurso em que demonstrava sua simpatia e apoio ao regime nazista.
Com a entrada dos Estados Unidos no conflito, o Brasil é pressionado a ficar do lado dos aliados e os Estado Unidos oferecem ao Brasil acordos comerciais para o Brasil romper com a Alemanha Nazista.
Como o Brasil tinha um plano de desenvolvimento siderúrgico, Vargas pressiona os Estados Unidos e consegue um empréstimo para a construção da siderúrgica brasileira, rompendo com o eixo e dando apoio aos aliados e enviando seus soldados para lutarem na Itália.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/2548836