Observando os desdobramentos históricos que vão da Revolução de 1930 até a promulgação da Constituição de 1934, podemos afirmar:
Que o grupo cafeicultor permaneceu politicamente hegemônico, aglutinado inclusive a oligarquia gaúcha ao poder federal.
Que o eixo político sai do sudeste – local que concentra cafeicultores – e migra para o sul – região que será pioneira na industrialização nacional.
Que o país viveu um turbulento processo, culminado com a quebra da hegemônia das oligárquias políticas no plano federal.
Que Vargas institui uma ditadura civil-militar de 1930 até 1945, quando se encerra a Segunda Guerra Mundial.
Que o país regride profundamente em termos de inclusão, ao tirar das mulheres e pessoas de baixa renda o direito de participação eleitoral.
Soluções para a tarefa
Resposta:
letra C- Que o país viveu um turbulento processo, culminado com a quebra da hegemônia das oligárquias políticas no plano federal.
Explicação:
acertei no CMSP
Sobre os desdobramentos da Revolução de 1930 à promulgação da Constituição de 1934, temos que a afirmativa correta é a letra c) Que o país viveu um turbulento processo, culminado com a quebra da hegemônia das oligárquias políticas no plano federal.
Depois do anúncio do presidente Washington Luís, representante da oligarquia paulista, ter anunciado que iria apoiar Júlio Prestes, que também era um paulista, para que realizasse a sucessão do poder presidencial, enfureceu os membros da oligarquia mineira.
Esse anúncio fez com que os membros deveriam ter seus nomes indicados pelo presidente. Que então se aliaram com a oligarquia gaúcha. As principais características sociais que se destacaram no Estado Brasileiro em período após 1930 foram: a presença de um conflito intra-oligárquico, fortalecimento dos movimentos militares dissidentes e a busca pela queda da enorme hegemonia da burguesia exercida pelos produtores de café.
Saiba mais sobre a Revolução de 1930 em: brainly.com.br/tarefa/4188498
Bons estudos!