Observando as informações apresentadas nos quadros acima sobre a soma dos ângulos internos de alguns polígonos regulares e a medida de cada ângulo interno deles, é possível concluir mais uma de suas propriedades, que diz respeito à relação entre tais medidas. Assim, o que você consegue perceber sobre a relação entre a soma das medidas dos ângulos internos dos polígonos regulares e a medida de cada um desses ângulos?
Soluções para a tarefa
Percebe-se que o valor de cada ângulo interno de um polígono regular é igual ao valor da soma dos ângulos internos dividida pelo número de ângulos que esse polígono apresenta.
Explicação passo a passo:
Para respondermos essa questão é preciso que saibamos o que é um polígono regular:
Um polígono regular é uma figura geométrica plana que possui todos os seus lados iguais e ângulos também congruentes.
Dadas as informações a respeito dos polígonos regulares apresentados na questão, podemos observar que, primeiro, eles seguem um padrão quanto ao valor da soma de seus ângulos internos.
Esse padrão segue a lei matemática que diz que a soma dos ângulos internos de um polígono sempre respeitará a expressão:
Si = (n-2)×180, em que Si é o valor da soma dos ângulos internos e n é o número de lados do polígono analisado.
Além disso, podemos perceber que o valor de cada ângulo interno de um polígono regular é igual ao valor da soma dos ângulos internos dividida pelo número de ângulos que esse polígono apresenta, uma vez que todos esses ângulos possuem mesmo valor.
Em resumo o valor de cada ângulo interno de um polígono regular é igual a:
Ai = Si/n, em que Ai é igual ao valor de cada ângulo interno.