Observando a primeira imagem, como estão retratados os líderes do movimento na Bahia? — Analisando a Imagem 2, como estão representados os líderes da Conjuração Mineira? — A que grupo social pertencem os líderes da Conjuração Baiana? Como esse grupo está representado na imagem? — A que grupo social pertencem os líderes da Conjuração Mineira? Como esse grupo está representado na imagem? — De que maneira a origem social de ambos os grupos influenciaram os objetivos de cada revolta?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
CONJURAÇÃO MINEIRA: O motivo principal da Inconfidência foi a questão da derrama. Tratava-se de uma operação fiscal realizada pela Coroa portuguesa para cobrar os impostos atrasados. O chamado quinto, como o próprio nome já indica, correspondia à cobrança de 20% (1/5) sobre a quantidade de ouro extraído anualmente. Nascido na Vila de São José Del Rei (atual cidade de Tiradentes, Minas Gerais) em 1746, e criado na cidade de Vila Rica (atual Ouro Preto), Joaquim José da Silva Xavier foi o líder do movimento da Inconfidência Mineira.
CONJURAÇÃO BAIANA: Conjuração Baiana, também denominada como Revolta dos Alfaiates (uma vez que alguns participantes da trama exerciam este ofício) e recentemente também chamada de Revolta dos Búzios, foi um movimento de caráter emancipacionista, ocorrido no final do século XVIII (1798-1799), na então Capitania da Bahia, na colônia. Os nomes que aderiram a conspiração representando a categoria foram os soldados baianos Luís Gonzaga das Virgens e Lucas Dantas, que atuaram ativamente na divulgação da revolta. Já os líderes que exerciam a profissão de alfaiate eram Manuel Faustino dos Santos Lira e João de Deus do Nascimento.
OBJETIVOS EM COMUM: A liberdade comercial no mercado interno e exterior, defendendo a abertura dos portos brasileiros. Redução dos impostos. A liberdade e a igualdade entre as pessoas, sendo favoráveis à abolição da escravatura e ao fim de privilégios sociais. Queriam igualdade para todos, independentemente de sua cor ou raça.