observando a característica microscópica de cada uma das fases-padrão (sólida, líquida, gasosa e plasmática), o que você pode inferir a respeito da estrutura atômica/ molecular dessas fases?
Soluções para a tarefa
A fase sólida pode ser evidenciada como aquela que apresenta a maior interação molecular entre as moléculas envolvidas. Em contrapartida, temos que a fase gasosa é a que apresenta menor interação, haja vista que as moléculas, embora interajam entre si, apresentam uma dispersão muito evidente.
Em se tratando da fase plasmática, podemos compreender que pode ser definida como aquela em que as moléculas chegam a formar camadas, de forma dupla além de contínuas entre si.
Resposta:
Vou explicar uma de cada!
Explicação:
-Sólido: Estes sólidos são constituídos por moléculas que se encontram ligadas entre si através de ligações intermoleculares. O gelo, o iodo e o enxofre são alguns exemplos de estruturas que pertencem a esta classe de sólidos. Dentro de cada molécula, as ligações são do tipo covalente.
-Gasoso: As substâncias no estado gasoso não possuem nem forma nem volume definidos, adquirindo a forma do recipiente que as contém e ocupam todo o volume que estiver a disposição.
-Líquido: As moléculas nos líquidos apresentam-se mais afastadas do que nos sólidos, pois sendo a força de interação mais fraca o que permite que elas se desloquem com certa facilidade.
-Plasma: O plasma, também conhecido como quarto estado físico da matéria, é formado quando uma substância no estado gasoso é aquecida até atingir um valor tão elevado de temperatura que faz com que a agitação térmica molecular supere a energia de ligação que mantém os elétrons em órbita do núcleo do átomo.