História, perguntado por lorenamoreira400, 7 meses atrás

“Obrigação na qual o servo tinha que prestar serviço entre três ou quatro dias nas terras do senhor feudal (manso senhorial)”. Essa obrigação servil era chamada de: 

a) Banalidade;

b) Corveia;

c) Talha;

d) Mão-morta.​

Soluções para a tarefa

Respondido por paulistamendes666
7

Talha 

 

Era uma obrigação pela qual o servo deveria passar, para o senhor feudal, metade de tudo que produzia nas terras que ocupava no feudo. Se colhesse 20 quilos de batata, 10 quilos deveriam ser separados para o pagamento da talha

Corveia

 

Esta obrigação correspondia ao pagamento através de serviços prestados nas terras ou instalações do senhor feudal. De 3 a 4 dias por semana, o servo era obrigado a cumprir diversos trabalhos como, por exemplo, fazer a manutenção do castelo, construir um muro, limpar o fosso do castelo, limpar o moinho, etc. Podia também realizar trabalhos de plantio e colheita no manso senhorial (parte das terras do feudo de uso exclusivo do senhor feudal).

A corveia era uma das principais obrigações dos camponeses na Idade Média.

Banalidades

 

Esta obrigação correspondia ao pagamento pela utilização das instalações do castelo. Se o servo precisasse usar o moinho ou o forno, deveria pagar uma taxa em mercadoria para o senhor feudal.

 

Outras obrigações

 

Além da talha, da corveia e das banalidades, os servos também deviam pagar outras taxas e impostos. Havia a mão-morta, que era uma espécie de taxa que o servo devia pagar ao senhor feudal para permanecer no feudo quando o pai morria. Havia também o Tostão de Pedro (10% da produção), que o servo devia pagar à Igreja de sua região.

Respondido por ajamille5438
0

Resposta:

Corveia é o trabalho gratuito que no tempo do feudalismo os servos e camponeses deviam prestar ao seu senhor feudal ou ao Estado durante três ou mais dias por semana, como previa o contrato de enfeudação.

Explicação:

Perguntas interessantes