As águas oceânicas se diferenciam da água de rios e subterrâneas devido a suas propriedades físico-químicas. Responda à questão preenchendo com V (verdadeiro) ou F (falso) os parênteses correspondentes às afirmativas sobre as características das águas oceânicas. ( ) A temperatura do mar varia com a profundidade, a latitude e a estação do ano, que vão influir na quantidade de energia solar absorvida. ( ) A salinidade da água refere-se à concentração de sal dissolvido nela. A sua média é expressa de formas distintas, podendo ser representada em 3g/kg ou 35%. ( ) Os sais mais abundantes encontrados na água dos oceanos são cálcio e magnésio. ( ) As águas superficiais polares são mais densas que as águas quentes das médias latitudes. Com isso, as águas frias polares mergulham sob as águas superficiais tropicais menos densas. A alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo, é: Alternativas: a) F - V - F - F. b) V - F - V - V. c) V - V - V - F. Alternativa assinalada d) F - F - V - V. e) V - F - F - V.
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é a sequência: V-F-F-V - letra "E"
Observe abaixo as explicações para as afirmativas na ordem em que aparecem no comando da questão:
1. Correto. Alguns dos fatores preponderantes para a temperatura da água do mar estão ligados à latitude, à profundidade, à estação do ano e à quantidade de luz solar recebida.
2. Falso. A salinidade o percentual ou a quantidade de sal (em gramas) dissolvido na água do mar (em quilos, originalmente). Assim, pode ser caracterizada por 3,5g (e não 3g) por kg de água.
3. Falso. O sal mais encontrado nos oceanos é o NaCl, ou cloreto de sódio, não cálcio ou magnésio.
4. Correto. De forma geral, o frio é mais denso do que o calor, se colocando abaixo. Assim, águas mais frias tendem a se posicionar mais abaixo de águas mais mornas.