obre os gêneros discursivos em sala de aula, proceda a leitura do texto:
"Os seres humanos agem em determinadas esferas de atividades, as da escola, as da igreja, as do trabalho num jornal, as do trabalho numa fábrica, as da política, as das relações de amizade e assim por diante. Essas esferas de atividades implicam a utilização da linguagem na forma de enunciados. Não se produzem enunciados fora das esferas de ação, o que significa que eles são determinados pelas condições específicas e pelas finalidades de cada esfera. Essas esferas de atuação ocasionam o aparecimento de certos tipos de enunciados, que se estabilizam precariamente e que mudam em função de alterações nessas esferas de atividade. Só se age na interação, só se diz no agir e a ação motiva certos tipos de enunciados, o que quer dizer que cada esfera de utilização da língua elabora tipos relativamente estáveis de enunciados."
(FIORIN, José Luiz. Introdução ao pensamento de Bakhtin. 2. ed. - São Paulo: Contexto, 2016, p. 68).
Após ler, lembre-se que os gêneros discursivos devem se adequar às necessidades humanas, por isso é correto afirmar que:
Soluções para a tarefa
A alternativa que melhor se refere ao uso dos gêneros discursivos em sala de aula é a letra B.
Você esqueceu as alternativas:
a) os gêneros discursivos devem ser trabalhados como uma forma de representar exclusivamente a linguagem oral, afinal a comunicação que prevalece é a fala e ela é mais importante que a escrita.
b) os gêneros discursivos devem ser ensinados de maneira contextualizada e sempre relacionado às práticas reais de uso. (Correto).
c) os gêneros discursivos devem ser vistos como um modelo a ser seguido, logo os gêneros possuem uma estrutura fixa para as produção de textos.
d) os gêneros discursivos deve ser visto como um pretexto (desculpa) para o ensino de gramática e das regras ortográficas.
e) os gêneros discursivos devem ser concebidos como uma possibilidade de decodificação de informações, não sendo preciso considerar o contexto.
O gênero textual tem como principal objetivo definir a linguagem que será utilizada no texto.
Deste modo, seu intuito é organizar a forma como a produção literária é colocada em prática, onde o texto pode ser verbal, não verbal, possuir temáticas de abordagem, como um drama, ou uma comédia, entre outras formas de elaboração para a prática, que vem se expandindo ao longo das gerações.
Por fim, a leitura, assim como a escrita, tem aspectos importantes para o desenvolvimento de um determinado indivíduo em seu processo de aprendizado e construção de ideias.