Artes, perguntado por FelpsAssis, 9 meses atrás

Obg!

01. Segundo o antropólogo Stuart Hall, “as culturas nacionais também são formadas de símbolos e representações. Ao construir sentidos sobre a nação, constroem identidades. Esses sentidos são contidos nas histórias que são contadas sobre a nação, memórias que conectam seu presente com o passado e imagens que dela são construídas”. Assim, explique a contribuição da Arte para a construção de símbolos e representações da cultura nacional durante o século XIX.

02. O historiador da arte, Jorge Coli, em seu livro Como estudar a arte brasileira do século XIX (São Paulo: SENAC, 1998), ressalta, a respeito da tela “A Primeira Missa no Brasil” (1860), o seguinte: “Meirelles atingiu a convergência rara das formas, intenções e significados que fazem com que um quadro entre poderosamente numa cultura. Essa imagem do descobrimento dificilmente poderá vir a ser apagada ou substituída. Ela é a primeira missa no Brasil. São os poderes da arte fabricando a história”. Analisando a pintura, explique a afirmação de Jorge Coli: “são os poderes da arte fabricando a história”.

03. Analise as imagens a seguir. As duas pinturas representam a Proclamação da Independência do Brasil (1822) e a figura de D. Pedro I. Com base na análise comparativa das imagens, explique as diferenças de sentido nas representações das imagens do príncipe D. Pedro I, da guarda real e do povo, em cada uma das pinturas.

04. Ao longo do século XIX, o termo “pintura histórica” apareceu frequentemente na pintura brasileira. Batalhas, cenas de guerra, personagens célebres, fatos e feitos de homens notáveis são descritos em telas de grandes dimensões. Explique a importância deste tipo de pintura.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por FredAisha
2

Elas dão significado e importância à nossa monótona existência, conectando nossas vidas cotidianas com um destino nacional que preexiste a nós e continua existindo após nossa morte. Desde a imagem de uma verde e agradável terra inglesa, com seu doce e tranqüilo interior, com seus chalés de treliças e jardins campestres - "a ilha coroada" de Shakespeare - até ás cerimônias públicas, o discurso da "inglesidade" (englishness) representa o que "a Inglaterra" é, dá. sentido à identidade de "ser inglês" e fixa. a "Inglaterra" como um foco de identificação nos corações ingleses (e anglófilos).

Espero ter ajudado :)


FredAisha: deleta escrevi so uma pergunta
FelpsAssis: resposta da 1?
FredAisha: da 4
Perguntas interessantes