O volume de 10,0L de um gás X reage com 4,0L de outro gás Y, produzindo 8,0L de um composto e permanecendo em excesso de 2,0L do gás X. Admita que todos os volumes foram medidos nas mesmas condições de pressão e temperatura.
(a) Verifique se os dados estão de acordo com a lei de volumétrica de Gay-Lussac.
(b) Determine o volume do gás X que reage com 80 mL do gás Y.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) Estão de acordo.
Gay-Lussac : "Nas reações, os gases obedecem uma proporção de números pequenos e inteiros. Isso significa que se vocÊ colocar muito de um reagente, sem ajustar a proporção, vai sobrar reagente.
b) 8L de X reagem com 4L de Y sem deixar sobras.
Logo:
8L X --------4L Y
Q -----------8.10 NA -3 L
Q (quantidade de litros de X)= 160ml
Explicação:
Resposta:
A) Está de acordo.
B) 320ml de X.
Explicação:
A) A lei de Gay-Lussac diz que existe uma relação entre os números inteiros simplificados entre o volume dos gases. Exemplo: se eu reagir 1 parte de volume de gás nitrogênio e 3 partes de gás hidrogênio, resultará em 2 partes de gás amônia. Nesse exemplo, a ração entre os reagentes gasosos e o produto foi de (1/3/2). No enunciado, diz que foi usado 8L de X e 4L de Y para conseguir 8L de outro composto, ou seja, a relação é de 8/4/8, simplificando: 4/1/4.
B) Seguindo a proporção que encontramos na questão anterior, precisamos de 4 partes de de X para cada parte de Y, se considerarmos 80ml sendo uma das partes, basta multiplicar por 4 e teremos o resultado seguindo a lei de Gay-Lussac. 80 x 4 = 320ml.