O vírus da gripe espanhola, causador da pandemia de1918 que matou milhões de pessoas, foi recentementerecriado em laboratório. O vírus foi isolado dos tecidos deuma vítima enterrada em solo gelado e seu genoma foicompletamente seqüenciado. A partir da seqüência obtida,genomas virais foram sintetizados in vitro e vírus ativosforam obtidos por multiplicação em células de rim humanomantidas em cultura. Uma série de desdobramentos podeser conseqüência desse conjunto de procedimentos,EXCETO que esses vírus(A) representem perigo para a humanidade, pois hárisco de que as informações agora disponíveis possibilitem o seu uso como arma biológica.(B) tragam um grande benefício para a humanidade umavez que podem ser usados para o planejamento denovas drogas e construção de vacinas preventivas.(C) permitam que os diferentes genes neles presentessejam estudados no futuro para se entender o graude virulência de seu ataque.(D) permitam realizar experimentos com o objetivo deidentificar exatamente as posições no genomahumano em que se incorporam.(E) permitam a identificação de proteínas codificadaspela linhagem de 1918 que estão presentes emlinhagens atuais.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Respondido por
9
A alternativa D) é a incorreta.
A replicação de vírus e laboratório é algo muito perigoso, principalmente quando se fala em influenza, que é um vírus altamente infeccioso, perigoso e que pode ser muito volátil.
Porém, é difícil realizar experimentos para identificar a porção exata na qual o genoma viral se liga ao genoma humana.
O genoma viral, na grande maioria das vezes, não possui um segmento claro que onde ele irá se ligar, porém, geralmente é em um segmento muito especifico da célula, que a torna susceptível.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes