o valores éticos,morais,culturais e religiosas chineses são originárias de quais religiões?
Soluções para a tarefa
Resposta: Apresentação das religiões chinesas
Embora o Ocidente tenha sido “invadido” no Século XXI por diversos movimentos e tendências culturais do Oriente de modo meio caótico frequentemente equivocado. Você sabe qual a origem dessas religiões orientais que se tornaram tão populares no Ocidente? Elas vêm principalmente da China, Japão, Índia e Coréia do Sul.
Neste artigo vamos analisar a contribuição chinesa no Ocidente sob o ponto de vista das religiões chinesas. Vamos compreender como estes movimentos funcionam na China e quais suas contribuições e influências ocidentais atualmente. Veremos também outros aspectos da cultura chinesa que se popularizaram no Ocidente.
*-A época dos grandes impérios -*
Alguns países europeus, mesmo com pequeno território, conseguiram montar grandes impérios através de conquistas e tratados (quase sempre injustos). Portugal, Espanha, França, Holanda…mas principalmente a Inglaterra. Este último montou o Império da Grã-Bretanha e se gabava em dizer que o sol jamais deixava de brilhar sobre alguma parte dele.
Na China, por exemplo, tiveram o domínio de Hong Kong por cem anos. Mas França, Alemanha, Estados Unidos e até o Japão, mesmo não governando diretamente em território chinês, forçavam o Imperador local a tratados imensamente favoráveis aos europeus.
Havia então uma noção, hoje já ultrapassada, de que a cultura européia (incluindo a americana, de origem inglesa) era muito superior à qualquer outra do mundo. Sendo assim, os europeus queriam não só ter vantagens comerciais no Oriente, mas também difundir seus valores, crenças e modo de vida.
O século XX foi a época do desmonte final desses impérios, com muitos destes países controlados recuperando sua auto-determinação asiática. Ou seja, os países asiáticos se tornavam livres, novamente, da dominação europeia.
*-As religiões chinesas após as Guerras Mundiais-*
Esgotada, drenada financeiramente pelas guerras e ocupações, a China tentava encontrar seu próprio destino. O líder Mao Zedong implantou um regime autoritário e nacionalista, com o Estado dirigindo a sociedade, e deixou pouco espaço para manifestações religiosas e culturais. A China se fechava a quaisquer influências estrangeiras. As atividades culturais e as religiosas continuavam a existir, mas sob controle estatal.
Sabemos que em 1972, tanto o grande líder chinês como o presidente da nação mais desenvolvida , militar e economicamente, da época se encontraram. O presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon realizou uma visita histórica a Beijing.
Nixon levou com ele vários empresários e especialistas em várias áreas, como, por exemplo, médicos.
Aliás, esta foi uma época em que o Ocidente “descobria” a cultura e as religiões chinesas e do Oriente em geral. Os movimentos de vida alternativa e de contracultura estavam rapidamente se espalhando no Ocidente e seitas e religiões e orientais se multiplicavam. O termo “holismo” (abordagem integrada) entrava na moda: medicina holística, terapias holísticas, educação holística… em quase tudo entravam fortes contribuições orientais.
Os chineses perecerem logo que estavam muito atrasados em relação à tecnologia e aos conhecimentos científicos modernos. Além disso, seu sistema educacional, que tanto prezavam, tinha necessariamente que acompanhar os novos tempos.
E Aliás, esta foi uma época em que o Ocidente “descobria” a cultura e as religiões chinesas e do Oriente em geral. Os movimentos de vida alternativa e de contracultura estavam rapidamente se espalhando no Ocidente e seitas e religiões e orientais se multiplicavam. O termo “holismo” (abordagem integrada) entrava na moda: medicina holística, terapias holísticas, educação holística… em quase tudo entravam fortes contribuições orientais. A acupuntura mesmo passou a ser tratada como uma espécie de panacéia, capaz de curar tudo. As várias formas de Yoga, prática de origem indiana, atraíram e continuam atraindo
muitos adeptos a cada dia.
E é claro que os ocidentais continuaram tentando divulgar a religião cristã na China.