Química, perguntado por Ohmaigodi, 9 meses atrás

O valor de mol pode ser negativo?

Soluções para a tarefa

Respondido por lucianorangel800
2

Resposta:

Nunca poderá ser negativo no sentido real. A definição de volume molar é: volume ocupado por um mol de qualquer gás ideal, em determinadas condições de pressão e temperatura.  

Se tivéssemos um volume molar negativo isso significaria que um gás estaria a ocupar um volume negativo, o que não existe volumes negativos, assim como não existem comprimentos nem áreas negativas. Não seria uma situação admissível. Isso é impossível quimicamente.  

Se esse resultado apareceu em algum calculo reveja o que fez e as contas que efectuou, e se precisar coloca em detalhes adicionais ou pergunte para eu ajudar.

Explicação:

A definição de volume molar parcial é de extremo interesse no estudo do comportamento das soluções, pois ao compararmos o volume ocupado por um mol de uma substância quando pura com o seu volume molar parcial da mesma em uma solução, pode-se ter uma idéia do grau de interação desta substância com os demais constituintes da solução. Segundo a Lei de Raoult, numa solução ideal, a pressão de vapor de cada componente é diretamente proporcional à fração molar deste componente na mistura, não tendo influência nenhuma nesta diminuição da pressão de vapor de uma substância as interações que as suas moléculas teriam com outras moléculas presentes. Quando os componentes têm algum tipo de interação físico-química, como imiscibilidade ou pontes de hidrogênio, as moléculas ficam mais ou menos livres e as suas pressões de vapor são maiores ou menores do que as previstas pela Lei de Raoult. No primeiro caso, como não há interação entre os componentes, o volume molar parcial de cada componente na solução é maior do que o volume ocupado por um mol deste componente quando puro. No segundo caso, o volume molar parcial de cada componente na solução é maior do que o volume ocupado por um mol deste componente quando puro. Assim, determinações dos volumes molares parciais dos componentes de uma solução e a comparação com seus respectivos volumes molares quando puros constitui um importante critério para verificar a idealidade ou não de uma mistura.

Perguntas interessantes