O utilitarismo teórico (ou, se se preferir, a axiomática do interesse), o que tenta explicar a ação humana pelos cálculos egoístas dos indivíduos ou dos grupos, está já bem presente no pensamento antigo, onde, contudo, não é ainda verdadeiramente dissociado das preocupações normativas e da interrogação do bem. De igual modo, nas teorias jusnaturalistas ele continua subordinado à procura das normas da justiça. É só com o nascimento das ciências sociais e, mais precisamente, com o nascimento da Economia Política – digamos em 1776 – que ele se emancipa do discurso filosófico e da preocupação moral, para se apresentar sob aspectos puramente científicos, se por ciência entendermos a procura de propostas cognitivas que sejam totalmente independentes das propostas normativas".
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Apenas as afirmações I, II e IV estão corretas.
O utilitarismo consistiu em uma corrente filosófica do século XVIII que influenciou de forma muito importante o desenvolvimento da teoria econômica durante os séculos XIX e XX.
Os defensores do utilitarismo defendiam que toda a motivação humana, independente do tempo ou do lugar, pode ser reduzida no princípio de maximização do prazer e de minimização da dor. Tal teoria era proveniente da filosofia do indivíduo e se tornou um paradigma econômico.
Em anexo acrescentei o complemento da questão.
Bons estudos!
Anexos:
Perguntas interessantes
Biologia,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Inglês,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás