O utilitarismo é uma teoria moral que procura oferecer uma forma de diferenciar ações corretas e incorretas. Qual das alternativas abaixo define melhor o princípio básico do utilitarismo? Uma ação moralmente correta é aquela que está de acordo com a regra "não faça aos outros aquilo que não gostaria que fizessem para ti". Uma ação moralmente correta é aquela que produz o maior saldo positivo de prazer ou bem-estar para todos os afetados pela ação, considerados imparcialmente. Uma ação moralmente correta é aquela está de acordo com o imperativo categórico. Uma ação moralmente correta é aquela que gera mais felicidade para o agente. Uma ação moralmente correta é aquela em que a pessoa age com honestidade.
Soluções para a tarefa
Respondido por
158
É correta a alternativa B ("Uma ação moralmente correta é aquela que produz o maior saldo positivo de prazer ou bem-estar para todos os afetados pela ação, considerados imparcialmente").
Os utilitaristas pretendiam "matematizar" a moral, de modo que tentavam afastar da moral todo e qualquer valor metafísico, rejeitando a ideia de uma moral transcendental, de valores morais desligados da prática e das máximas propostas por Kant.
Ao invés disto buscavam analisar as consequências (e não bases ou fundamentações) das ações dos homens em sociedade, vendo como "morais" as que tinham consequências geralmente positivas para o maior número de pessoas e como imorais as que não o faziam.
Respondido por
35
Resposta:
letra B
Explicação:
Perguntas interessantes